Troca de comando do SOUTHCOM é agendada para o dia 19 de novembro

O Vice-Almirante John Kelly, do Corpo de Fuzileiros Navais, receberá o cargo de comandante do Comando Sul dos EUA das mãos do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Douglas Fraser, da Força Aérea dos EUA, em uma cerimônia formal de troca de comando no dia 19 de novembro, na sede do SOUTHCOM em Miami, Flórida.

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Douglas Fraser, que iniciou seu mandato como comandante do SOUTHCOM no dia 25 de junho de 2009, se aposentará após 37 anos de notável serviço militar como oficial da Força Aérea, piloto e líder militar. No comando do SOUTHCOM, Fraser liderou a Operação Resposta Unificada, o apoio do Departamento de Defesa aos esforços de alívio dos EUA e internacionais no Haiti, após o devastador terremoto de 12 de janeiro de 2010, e a maior missão de resposta a desastre da história moderna do Exército norte-americano.

A indicação do Vice-Almirante Kelly pelo presidente para a patente de general e como comandante do SOUTHCOM foi aprovada pelo Senado dos EUA em 26 de julho. Ele receberá sua quarta estrela em uma cerimônia privada de promoção militar no dia 19 de novembro, antes de assumir a função de mais novo comandante do SOUTHCOM.

Desde março de 2011, o Vice-Almirante Kelly serve como assessor militar sênior da Secretaria da Defesa. Sua carreira inclui períodos como comandante da Reserva das Forças de Fuzileiros Navais e Forças de Fuzileiros Navais Norte, comandante-geral, I Força Expedicionária de Fuzileiros Navais (Avançada) e comandante do 1º Batalhão de Reconhecimento de Blindados Leves, 1ª Divisão de Fuzileiros Navais em Camp Pendleton, Califórnia. Participou também de combates no Iraque e como comandante de Oficiais de Ligação do Corpo de Fuzileiros Navais da Câmara dos Representantes dos EUA e Assistente Legislativo.

Kelly alistou-se no Corpo de Fuzileiros Navais em 1970 e tornou-se oficial Fuzileiro em 1976, depois de se formar pela Universidade de Massachusetts. Ele frequentou a Escola de Comando e Equipe do Corpo de Fuzileiros Navais e a Escola de Combate Avançado em Quântico, Virgínia, e graduou-se com a turma de 1995 da Escola Nacional de Guerra, em Washington, D.C.

O Comando Sul dos EUA é um dos seis comandos unificados do país distribuídos geograficamente, responsável pelas operações militares dos EUA no Caribe, América Central e América do Sul.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter