Akaer apresenta novas tecnologias para a área de Defesa na Eurosatory

A Akaer, empresa brasileira líder em inovação, é uma das expositoras confirmadas na Eurosatory 2024, evento global de referência em Defesa e Segurança que será realizado em Paris, na França, de 17 a 21 de junho.

A feira reúne as principais marcas do mundo e, neste ano, terá a presença de delegações civis e militares de 96 países, solidificando seu status como um dos principais pontos de encontro para profissionais, pesquisadores, tomadores de decisão governamentais e líderes da indústria.

A Akaer apresentará na Eurosatory 2024 uma gama diversificada de produtos e serviços que demonstram sua capacidade de enfrentar situações complexas do século 21. Entre os destaques, estão sistemas de inteligência artificial (IA) aplicados à Defesa e área civil, como tecnologias de pouso autônomo para UAVs (Unmanned Aerial Vehicles), e soluções de modernização e conversão de aeronaves, que representam um importante catalisador de inovação e segurança para Forças Armadas e governos.

“Estamos entusiasmados em compartilhar nossa expertise e colaborar com líderes globais para enfrentar os novos desafios que se apresentam nas áreas de Defesa e Segurança”, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

Soberania

Primeira empresa brasileira do setor aeroespacial qualificada como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1), a Akaer se tornou referência pela capacidade de oferecer tecnologia de ponta para clientes com diferentes perfis, estabelecendo negócios em mais de 20 países.

A empresa ostenta a marca de 9 milhões de horas de engenharia dedicadas a sistemas e estruturas de aeronaves, participando ativamente de mais de 50 projetos mundialmente reconhecidos, como o cargueiro KC-390, em parceria com a Embraer, e o caça Gripen E, em cooperação com a Saab.

Mais recentemente, atuou no desenvolvimento do caça supersônico Hürjet, lançado pela TAI (Turkish Aerospace Industry) – a aeronave, projetada para treinamentos avançados e ações de ataque leve da Força Aérea Turca, realizou seu primeiro voo em abril de 2023.

O mais novo projeto com a participação da Akaer é o do D328eco, em parceria com a Deutsche Aircraft. Compatível com combustíveis sustentáveis, o modelo poderá ser configurado para diferentes usos civis e militares, como aviação comercial, missões de resgate, operações de defesa, combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos – é capaz de acessar destinos com pistas curtas e não pavimentadas, mesmo em condições climáticas adversas. A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem dianteira do avião em sua fábrica em São José dos Campos (SP), com previsão de entrega da primeira unidade até o final de 2025.

Atualmente, a empresa também está envolvida em projetos estratégicos para a soberania do Brasil, como a revitalização da aeronave de patrulha P-3AM Orion, da FAB (Força Aérea Brasileira), a nova versão do blindado EE-9 Cascavel e o monóculo de imagem térmica OLHAR, capaz de localizar pessoas, animais e objetos quentes mesmo em ambientes com ausência de iluminação, fumaça, poeira e nevoeiro, além de elementos de camuflagem – os dois últimos produtos, para o Exército Brasileiro.

No fim do ano passado, a empresa foi selecionada para o desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), um marco para o Programa Espacial Brasileiro. O projeto, que tem o apoio da FINEP (agência pública de fomento do governo federal), representa a ‘última fronteira’ para que o país conquiste sua autonomia no acesso ao espaço, juntando-se ao seleto grupo de nações que dominam essa tecnologia.

Sobre a Eurosatory

Realizada há 55 anos, a Eurosatory é referência para mais de 100.000 profissionais do setor de Defesa e Segurança em todo o mundo. A edição de 2024 destacará a Inteligência Artificial como tema central, explorando suas aplicações operacionais diante das mudanças geopolíticas e climáticas do planeta. Além da exposição com a presença de empresas de 62 países, o evento contará com mais de 300 palestrantes debatendo os novos desafios do setor.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter