Reencontro de pilotos marca a data do primeiro reabastecimento em voo

Há 37 anos, no dia 04 de maio de 1976 uma aeronave KC-130 (FAB 2462) e um F5-E (FAB 4828) decolaram para cumprir a primeira missão de Reabastecimento em voo (REVO) realizada no Brasil. A partir de então, a Força Aérea Brasileira (FAB) não foi mais a mesma, pois o aumento do alcance e, conseqüentemente, do poder de atuação das aeronaves de caça ratificavam a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro nos quatro cantos do país.

Para recordar o marco, pilotos e tripulantes dos esquadrões reabastecedores (1º/1º GT e 2º/2º GT) e de caça (1º GAVCA e 1º/16º GAV) reuniram-se na Base Aérea do Galeão, na quarta-feira (09/05).

O momento histórico contou com as presenças dos oficiais-generais da reserva Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista e do Major-Brigadeido do Ar Wilson Freitas do Valle, na época tripulantes do F5-E (FAB 4828) e do KC-130 (FAB 2462), respectivamente. Os jovens militares tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do passado, apreciar o presente e vislumbrar o futuro para o reabastecimento em voo no Brasil.

“Foi uma oportunidade única de congregar a história das Aviações de Caça e de Transporte, alinhando doutrina e promovendo o encontro daqueles que só se veem nos céus”, comentou Tenenten-Cornel Ortiz, Comandante do 2º/2º GT.

Fonte: 2º/2º GT

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter