Brigada de Infantaria Motorizada dá início a Operação Carcará XVI

Como parte da Operação Guararapes, do Comando Militar do Nordeste (CMNE), a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mt) estará realizando, desde o dia 25 de outubro, a Operação Carcará XVI. Trata-se de atividade de adestramento da tropa em operações da defesa da Pátria, no nível unidade. O exercício compõe a 3ª Fase do Ciclo de Prontidão da Força de Prontidão (FORPRON) da brigada nos municípios de Correntes, Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco, e no município de Sobradinho, na Bahia.

A Operação Carcará XVI iniciou seu adestramento com a verificação do apronto operacional da Força Tarefa Guararapes, composta por todas as tropas da 10ª Bda Inf Mtz dos estados de Alagoas e Pernambuco, no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado. 

Após o apronto operacional, a tropa seguiu para as suas zonas de reunião, de onde partem para operações ofensivas, uma ação cívico-social e operações com características especiais, como uma transposição de cursos de água. Participam desta edição da Operação Carcará tropas da Brigada de Infantaria Pára-quedista, oriundas da cidade do Rio de Janeiro (RJ), que realizam operações na área de Sobradinho, por meio de infiltrações aeroterrestres. São utilizados helicópteros HA-1 Fennec, do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx),  e HM-1 Pantera, do 2º BAvEx, ambos localizados na cidade de Taubaté (SP). Ao todo, participam da operação mais de 1.400 militares e mais de 220 veículos militares, entre eles viaturas blindadas, motocicletas militares, viaturas leves e caminhões-cisternas para combustíveis e água.

 

Presenças

O evento contou com a participação do General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante de Operações Terrestres, do General de Exército Richard Fernandez Nunes, Comandante Militar do Nordeste, do General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, Comandante da 7ª Divisão de Exército, do General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Chefe do Preparo da Força Terrestre, do General de Brigada Álcio Alves Almeida e Costa, Chefe do Emprego da Força Terrestre e do General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A Operação Guararapes é um exercício de Operações Militares no Amplo Espectro, conduzido pelo CMNE em toda região nordeste do país, que estará ocorrendo entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro, especificamente nos estados da Bahia (BA), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Piauí (PI).

 

Este grande exercício visa a manutenção da operacionalidade das tropas do nordeste por meio de exercícios de adestramento com foco na garantia da Soberania Nacional e na Integridade Territorial; e o desencadeamento de ações de Defesa Externa, nas Operações Interagências e na Ajuda Humanitária.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter