Desfile Comemorativo ao Dia do Soldado 25 Agosto 2021

Brasília (DF) – Celebrar aquele que representa uma das bases do cumprimento do dever para com o Brasil, o soldado  esse foi o propósito da cerimônia militar realizada no Quartel-General do Exército (QGEx) nesta quarta-feira, 25. A solenidade em comemoração do Dia do Soldado contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e foi marcada por desfile de tropas, imposição de condecorações, apresentações de bandas militares, salto de paraquedas e pela presença do sabre de campanha original do Duque de Caxias, Patrono do Exército.

 

Nota DefesaNet

Para a íntegra da Ordem do Dia Lida pelo Comandante do Exército acesse Link

 

Na oportunidade, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio, leu a Ordem do Dia alusiva à data e ressaltou a importância do soldado para a defesa da Pátria. “No seu dia, agradecer a você, soldado, é mais que um dever: é um gesto que nos enche de satisfação e orgulho. A você, soldado, cujo modo de vida é servir incondicionalmente e em permanente estado de prontidão. A você, soldado, que se solidariza e ajuda nossa gente sem hesitar. A você, soldado, que, lutando sem temor, derramou seu sangue além-fronteiras, no continente e nos campos da Europa, pela defesa da democracia e contra o totalitarismo. A você, soldado, historicamente reconhecido por suas virtudes cívicas, éticas e morais, que Caxias soube tão bem praticar. A você, soldado, a gratidão por tudo o que fez e faz pela nação brasileira. Presto a você a minha mais vibrante e respeitosa continência”.

Na cerimônia, foram entregues as condecorações Ordem do Mérito Militar, Medalha do Pacificador e Medalha do Exército Brasileiro a diversas personalidades civis e militares. O evento também foi marcado pela presença do sabre original do Duque de Caxias, arma de combate utilizada pelo Patrono do Exército Brasileiro em suas campanhas como general. Preservada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a relíquia só havia sido exposta em eventos em outras três oportunidades: em 1939, 1978 e 1980. Outro ponto alto da solenidade foi a apresentação de tropa formada pela Banda Marcial do Exército, pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial e por Granadeiros. O evento foi finalizado com saltos de paraquedistas e exposição militar próximo à Praça dos Cristais.

Participaram da cerimônia o Vice-Presidente da República, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão; o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto; o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, General de Exército Luiz Eduardo Ramos; membros atuais e antigos do Alto Comando do Exército; comandantes de exércitos de países do Cone Sul; e demais autoridades civis e militares.

Dia do Soldado

O 25 de Agosto assinala o dia de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército, e ressalta o papel dos militares no cumprimento das suas missões constitucionais. Conhecido como Pacificador por sua atuação na contenção de revoltas no século XIX, Caxias somou atuações de destaque em diversas campanhas importantes do Exército Brasileiro, como a Guerra do Prata e a Guerra da Tríplice Aliança. Um decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 o imortalizou como Patrono do Exército Brasileiro.

Para a cerimônia, foram tomadas medidas sanitárias de prevenção à covid-19, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento e medição de temperatura. Além disso, o número de condecorados presentes foi reduzido em relação a anos anteriores.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter