Após três meses de preparação, FT Ipiranga obtém certificação no Sistema de Prontidão do Exército

No período de 5 a 7 de outubro, a Força-Tarefa Ipiranga, Força de Prontidão da Brigada Aeromóvel (FORPRON Amv), realizou as atividades operacionais relativas à sua certificação no Sistema de Prontidão do Exército. Após 3 meses de preparação, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Amv), órgão certificador, sob a orientação do Comando Militar do Sudeste, organizou e conduziu o exercício de campanha para avaliar o grau de operacionalidade da FT Ipiranga.

Primeiramente, a FORPRON Amv executou seu apronto operacional com 736 militares, ficando em condições de iniciar o exercício de campanha. Em seguida, dando início à atividade, o Pelotão de Reconhecimento da FT Ipiranga realizou uma infiltração tática, com emprego de aeronaves do Comando de Aviação do Exército, a fim de reconhecer o terreno e guiar o desembarque noturno das tropas da FT para o assalto aeromóvel.

 

 

Já na parte da noite, ocorreu o movimento aéreo das 3 subunidades da Força de Ação Estratégica (SUFAE) para a realização do assalto aeromóvel da FT Ipiranga, visando conquistar uma região vital para o êxito do planejamento executado pelo escalão superior.

Esta atividade, denominada simulação viva, foi realizada em área rural nos arredores de Caçapava (SP), onde a força adestrada combateu uma força oponente, sendo arbitrada por observadores e controladores do Centro de Adestramento – Leste (CA – Leste), com o auxílio do Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET).

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter