Exercício de campanha adestra Força de Prontidão Aeroterrestre para neutralizar ação de forças inimigas

No dia 5 de julho, a Força de Prontidão Aeroterrestre (FORPRON Aet), oriunda da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), realizou o Apronto Operacional para o exercício de campanha, no escopo da certificação no Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre.

O treinamento ocorreu entre 6 e 10 de julho, no Campo de Instrução de Gericinó. É um exercício de simulação viva, contando com uma força avaliada e uma força oponente, arbitrados por observadores e controladores de adestramento e com o auxílio do Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET). Constitui-se em preparo para a Defesa da Pátria, com a realização de operações ofensivas e defensivas, no âmbito de conquista e manutenção de cabeça-de-ponte aérea, em um cenário de combate convencional.

Destaca-se que, antes desse exercício, os comandantes de fração simularam o combate virtual no terreno, por meio do software Virtual Battlespace 3 (VBS 3), no Centro de Adestramento Leste. Com isso, executaram ensaios das ações no terreno virtual e treinaram medidas de coordenação e controle para a sincronização de suas condutas de combate, contribuindo para o seu melhor desempenho no exercício de campanha.

Após executar com êxito todos os níveis e as etapas da certificação exigida pelo Comando de Operações Terrestres, o Comando Militar do Leste certificará a Bda Inf Pqdt e a FORPRON Aet, que permanecerão em situação de prontidão operacional por 8 meses.

A FORPRON Aet é uma força-tarefa nível unidade que reúne capacidades de todas as Organizações Militares da Bda Inf Pqdt, podendo ocupar uma cabeça-de-ponte aérea e permanecer na ação por até 72 horas, sem ressuprimento. O comando da FORPRON Aet será rotativo entre os Batalhões de Infantaria Pára-quedista (BI Pqdt). Nos próximos 8 meses, esse encargo será do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter