BR-US –  Aeronave de inteligência USAF WC-135, especializado em pesquisas atmosféricas realizou voo ao longo da costa brasileira


Redação DefesaNet
17 Janeiro 2023

Uma aeronave Boeing WC-135 Constant Phoenix da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) realizou voo na segunda-feira (16JAN2023), sobrevoando a costa brasileira desde o Norte do país, passando por todo o Nordeste e chegando até o Rio de Janeiro .

O equipamento faz coleta e pesquisa atmosférica de partículas, gases e detritos para detecção de atividades nucleares regiões acessíveis da atmosfera em apoio ao Tratado de Proibição Limitada de Testes Nucleares de 1963.

Qual a finalidade?

A aeronave é um C-135B modificado ou Plataforma EC-135C. As modificações Constant Phoenix estão relacionadas principalmente ao seu conjunto de coleta atmosférica a bordo, que permite à tripulação da missão detectar “nuvens” radioativas em tempo real. A aeronave é equipada com dispositivos externos de fluxo para coletar particulados em papel filtro e um sistema de compressor para amostras de ar coletadas em esferas de retenção.

Pesquisa ou recado?

O perfil do voo desde a saída do aeroporto de San Juan, Porto Rico, seguiu a costa desde a Venezuela até altura do Rio de Janeiro, Brasil.
Este voo ocorre depois de Maduro falar da união da América Latina (Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia) com a Rússia e China, com a liderança deste último.
Interessante a ida até a altura do Rio de janeiro, com os reatores nucleares Angra I e II.     
Com a eleição de Gustavo Petro, na Colômbia, e mais os governos esquerdistas na Argentina, Chile, Bolívia e Peru, os americanos têm diminuídas as alternativas de voos de inteligência na América do Sul.

Conflito com os controladores de voo brasileiros

É reportado que a tripulação americana do WC-135 (MILLR36), que estava acompanhada de uma aeronave de Reabastecimento em Voo (REVO) KC-10,   ignorou as várias tentativas de contatos dos Controladores de Voo do Sistema CINDACTA.
Preocupante, que em toda rota a FAB “não tem capacidade de interceptação”. Sem aeronaves na Base de Natal, Fortaleza somente no Rio de Janeiro na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), com os F5EM/F5FM do 1º Grupo de Aviação de Caça.  
As outras aeronaves de Patrulha Naval como a P-3AM estão em sua maioria em processo de manutenção.  

Matéria Relacionada

Há uma crescente atividade de inteligência no Atlântico Sul (Teatro de Operações do Atlântico Sul). Identificadas operações dos russos, chineses e americanos. Também os voos de suprimentos para as Falklands / Malvinas conduzidos pela RAF operam coletas de informações durante o trajeto.

Também as atividades pesqueiras chinesas com frotas de centenas de navios merecem atenção.

Navio russo suspeito de espionagem coloca Marinha brasileira em alerta
21 Janeiro 2020 DefesaNet

Pesca Ilegal na América do Sul: pontos de atenção e dilemas
12 Novembro 2020

Importante – Americanos realizam ações de Inteligência na fronteira Colômbia – Venezuela
01 Novembro 2021

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter