Novos oficiais-generais das Forças Armadas recebem cumprimentos do Presidente da República

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (5), os novos oficiais-generais das Forças Armadas receberam os cumprimentos do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Ao todo, foram promovidos 59 oficiais-generais – 8 da Marinha, 27 do Exército e 24 da Aeronáutica. 

Em seu discurso, o chefe do Executivo cumprimentou os militares promovidos e destacou sua confiança nas Forças Armadas. "O momento é de alegria e, também, de tranquilidade para o nosso Brasil, por sabermos quem são os senhores e as senhoras.

Os senhores são a âncora do nosso País, sempre presente em qualquer situação. Isso traz tranquilidade para o governo e seus ministros, e, com certeza, o trabalho se reflete na vida de 212 milhões de brasileiros”, enfatizou o presidente.

Oficiais-Generais da FAB recém-promovidos são apresentados ao Presidente da República¹

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), promovidos na última quinta-feira (31/03), participaram da tradicional cerimônia de apresentação ao Presidente da República, Jair Bolsonaro. O evento aconteceu nesta terça-feira (05/04), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e contou, também, com a presença dos demais Oficiais-Generais promovidos na Marinha do Brasil (MB) e no Exército Brasileiro (EB).

Os Oficiais-Generais receberam os cumprimentos de autoridades, entre elas o Presidente da República, Jair Bolsonaro, Ministros de Estado e Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

O Presidente da República dirigiu-se aos promovidos, destacando sucesso a todos. “O momento é de alegria e tranquilidade para o nosso Brasil, sabendo quem são os senhores e a senhora, que foram promovidos e chegaram ao posto de Oficial-General. Vocês são a âncora do nosso País. Estão sempre presentes em qualquer situação e isso traz tranquilidade para o governo e para seus Ministros na certeza de que o trabalho dos senhores é revertido para todos os 215 milhões de habitantes”, discursou Bolsonaro.

Pela FAB estavam presentes 21 militares promovidos. O Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros comentou sobre o momento na carreira, alcançando o último posto do generalato. “Foram 42 anos de dedicação à Força Aérea, de muito trabalho e hoje chegar ao posto de Tenente-Brigadeiro demonstra para mim que tudo valeu a pena e que devo continuar com a mesma energia e vontade, porque as responsabilidades agora são maiores”, conta o Oficial-General.

Nesta relação de promovidos, realizada pelo Alto-Comando da Aeronáutica, foi definida também a segunda mulher Oficial-General da FAB. A Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros. Para ela, o momento é de honra. “É o sinal do reconhecimento de um trabalho de 29 anos na Força Aérea, onde durante minha vida dediquei-me e, agora, é o momento de colher, em nome de todas as Unidades que já trabalhei, das equipes que já liderei e das mulheres que represento”, finaliza.

Ministro da Defesa prestigia solenidade de promoção de oficiais-generais do Exército²

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, em solenidade de promoção de 30 oficiais-generais do Exército. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (07), no Clube do Exército, em Brasília (DF).

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, saudou os oficiais-generais recém-promovidos. “O entusiasmo e a fé na missão são manifestações do valor militar, definidas no Estatuto dos Militares, a lei que rege obrigações, direitos, prerrogativas e deveres dos membros das Forças Armadas”, ressaltou.

O generalato possui três graus: General de Brigada, General de Divisão e General de Exército, por ordem de ascensão. Na ocasião, os oficiais-generais promovidos a General de Exército, posto mais alto da Força Terrestre (FEB), foram condecorados com a medalha Exército Brasileiro e com a medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira, que se destinam a distinguir, respectivamente, aqueles que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército, e em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Os recém-promovidos a General de Divisão foram agraciados com a Ordem do Mérito Militar no Grau Grande-Oficial. Já aqueles que ascenderam a General de Brigada receberam a espada de Oficial-General, símbolo que representa compromisso, tradição e ressalta a importância da investidura do oficial como chefe militar.

¹por Tenente Letícia Faria – Agência Força Aérea, ² Por Suellen Siqueira – MD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter