Ministério premia melhores teses acadêmicas sobre defesa nacional

Brasília, 20/02/2013 – Os autores dos seis melhores trabalhos de mestrado e doutorado do V Concurso de Teses sobre Defesa Nacional receberam, na tarde de hoje, placa alusiva à conquista. A entrega foi feita pelo secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa (MD), almirante Julio Saboya de Araujo Jorge, no auditório do órgão.

Na ocasião, o almirante destacou o caráter “pacífico por tradição” do Brasil e lembrou que os assuntos relativos à defesa eram pouco discutidos pela sociedade civil. Segundo ele, a criação do Departamento de Pessoal, Ensino e Cooperação (DEPEC) em 2003 foi importante para preencher essa lacuna e “difundir e fomentar” o tema junto à academia.

Durante a cerimônia, além dos três primeiros colocados de cada categoria, foram agraciados, também, dois pesquisadores com o caráter de menção honrosa.

“O programa F-X2 da FAB: um estudo acerca da possibilidade de ocorrência dos eventos visados” foi o tema da dissertação que alcançou o primeiro lugar no quesito mestrado. A tese é de autoria de Alcides Eduardo dos Reis Peron, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Já na categoria doutorado, o trabalho melhor classificado abordou “a política de segurança dos Estados Unidos e a tríplice fronteira no pós 11 de setembro: discursos e ações de Washington e o posicionamento dos órgãos governamentais brasileiros”. O autor, Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, também é pesquisador da Unicamp.

Oito estudiosos da temática de defesa participaram da comissão julgadora. Um deles foi o gerente de Políticas Setoriais da Subchefia de Política e Estratégia da Defesa, coronel Gustavo de Souza Abreu. Para o militar, o concurso mostrou “interessantes e até inéditas pesquisas históricas e outras perspectivas comparadas contemporâneas em que o Brasil é situado no sistema internacional”.

De acordo com Souza Abreu, “em um campo do conhecimento humano pouco explorado pelas universidades nacionais, o resultado do concurso demonstra elevado nível de percepção dos problemas por parte dos pesquisadores”.

Nesta quinta edição, foram recebidos 54 trabalhos, entre agosto e outubro do ano passado. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro com valores que variaram de R$ 5 mil a R$ 12 mil, de acordo com a categoria e colocação alcançada.

O concurso

Instituído pela Portaria Ministerial nº 613, de 15 de junho 2004 e regulamentado pela Portaria nº 607, de 3 de maio de 2006, o concurso é realizado bianualmente e tem o objetivo de incentivar a reflexão, debate e produção acadêmica científica sobre o tema. A competição tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed). É organizado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

Devido ao sucesso da iniciativa, o almirante Saboya explicou que foi criado este ano o I Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional – dirigido a alunos e ex-alunos matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de julho.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter