Eurosatory 2024: Fortalecendo a Indústria de Defesa e Segurança do Brasil

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) marca presença na Eurosatory 2024, a mais importante exposição global de Defesa e Segurança, que acontece de 17 a 21 de junho, no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte. Realizado bienalmente em Paris, o evento é uma plataforma que reúne os principais especialistas e empresas do setor, oferecendo uma vitrine exclusiva para as mais recentes inovações e soluções tecnológicas.

A indústria brasileira será representada por 14 empresas. Destas, 11 estarão alocadas no Estande Brasil, viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE, em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Nesta edição, haverá uma delegação do MD com participação do Coordenador-Geral na Divisão de Promoção Comercial, do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), Capitão de Mar e Guerra Marcelo Andrade Garcia. Os representantes da ABIMDE serão o Presidente do Conselho Administrativo, Dr. Roberto Gallo, o Diretor-executivo, Coronel Armando Lemos, e o Coordenador de Projetos, Miquéias Silva.

São expositoras no Estande Brasil: a AEL Sistemas; a ARES; a Akaer; a Atech; a BCA Ballistic Protection; a Condor S.A. Indústria Química; a CSD – Componentes e Sistemas de Defesa; a ELO Componentes Electroquímicos; a GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos; a M & K Assessoria, Exportadora e Importadora; a RF COM Sistemas Ltda; e a Vertical do Ponto Indústria e Comércio de Paraquedas. Além dessas, participam com estandes individuais a Mac Jee, a Taurus e a CBC, ampliando a representatividade do país no cenário internacional.

A Eurosatory é reconhecida como a feira mais proeminente para profissionais de Defesa e Segurança. Em sua última edição, o evento contou com a presença de 1.743 expositores de 62 países, 39 pavilhões nacionais e atraiu 62 mil visitantes de 150 países. Além disso, participaram 250 delegações oficiais de 96 países, com a realização de 300 palestras internacionais e 100 conferências.

O evento oferece uma plataforma única para a troca de conhecimentos entre fabricantes, empresas iniciantes, especialistas, governos, instituições internacionais e ONGs. Os participantes têm a oportunidade de descobrir o estado da arte em inovação e obter informações sobre as perspectivas e desenvolvimentos do setor.

A exposição deste ano enfatiza a necessidade de inovação e resiliência frente a um cenário global desafiador, marcado por pandemias, conflitos entre estados e a urgente necessidade de transição ecológica. Os quatro pilares estratégicos da Eurosatory são: exposição internacional e tecnológica; foco em negócios e percepções; inovação e soluções futuras e respostas a múltiplas crises.

“A Eurosatory é uma oportunidade única para as empresas brasileiras de defesa e segurança mostrarem suas capacidades ao mundo, estamos orgulhosos de representar um setor tão dinâmico para a segurança global. Este ano estamos focados em promover colaborações internacionais que fortaleçam nossa habilidade de enfrentar os desafios emergentes”, destacou o Diretor-executivo da ABIMDE, Coronel Lemos.

Em seus 55 anos de história, a exposição acompanhou os desenvolvimentos globais na esfera de Defesa e Segurança. Nesse novo mundo, os governos terão que fortalecer suas capacidades para lidar com uma gama cada vez maior de ameaças: desastres humanitários e ambientais resultantes de riscos sanitários, climáticos, naturais ou industriais, violência dentro das sociedades, terrorismo, novos paradigmas de conflitos armados e ataques cibernéticos.

Para a edição de 2024, a Eurosatory está escrevendo um novo capítulo em sua história e acompanhando as transformações globais por meio de um foco triplo em Defesa, Segurança e resposta a múltiplas crises. Do ponto de vista da exposição, isso significa permitir que cada nação tenha meios para se defender e garantir a segurança de sua população em meio a essa nova ordem mundial.

Brazil Defense

O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.

Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Sobre a ABIMDE

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter