Dia do Soldado: a Pátria reverencia a memória de Caxias

Uma das mais importantes e simbólicas efemérides da história do Brasil é celebrada nesta quinta-feira (25), quando se comemora o Dia do Soldado. Realizada em todo território nacional, a data se refere ao dia do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Nascido em 25 de agosto de 1803, Caxias participou de vários episódios da história brasileira. Com mais de 60 anos de serviços prestados à Pátria, atuou na contenção de revoltas no século XIX, sendo digno de receber a menção de Pacificador do Brasil. 

Devido à sua vasta biografia e evidente sentimento de patriotismo, é hoje o símbolo de todos os soldados brasileiros que, diuturnamente, se dedicam à defesa da Pátria, da soberania e, não raro, a vida da população brasileira.

Seguindo os exemplos de Caxias, os soldados de hoje se preparam para atuar dentro e fora de nosso território, em missões de paz, em atividades de garantia da lei e da ordem, apoiando os órgãos de segurança pública, protegendo o meio ambiente, patrulhando as fronteiras do País e socorrendo a população, quando afetada por desastres naturais, entre outras tarefas.

Da mais simples graduação ao mais alto posto militar, os soldados não medem esforços para proteger e dar segurança a seus compatriotas, em todos os quadrantes da Nação. Superando limites impostos pelas adversidades do dia a dia, são motivo de orgulho de todos os brasileiros, que depositam a mais elevada confiança no soldado brasileiro.

Nesta quinta-feira, o Exército Brasileiro promove, no Palanque Monumental do Quartel-General do Exército – SMU, uma solenidade militar em comemoração ao Dia do Soldado. O Ministério da Defesa aproveita a ocasião para render homenagem e manifestar eterna gratidão a esses valentes verdadeiros heróis, que lutam para garantir a paz de todos e o progresso do Brasil!

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter