Defesa mobiliza cerca de 650 militares em apoio às vítimas do ciclone ao sul do país

Brasília – Para ajudar as comunidades atingidas por fortes tempestades no Rio Grande do Sul, a Defesa já mobilizou 642 militares, 8 aeronaves, 10 embarcações e cerca de 50 veículos. Os esforços conjuntos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em apoio à Defesa Civil, são coordenados pela pasta a partir do Comando Conjunto Taquari, ativado na última quarta-feira (6), em Porto Alegre (RS). As ações se concentram nos municípios do Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pelas chuvas.

As tropas atuam em diversas atividades, como busca e resgate de vítimas, evacuações aeromédicas, transporte de equipes e famílias, triagem e entrega de roupas e alimentos doados, distribuição de água potável e fornecimento de alimentação aos bombeiros em campo e aos demais órgãos participantes. Equipes da área de Engenharia também se revezam para desobstruir vias e retirar entulhos.

Entre os meios disponibilizados, as Forças Armadas empregam 8 aeronaves (1 UH-12 Esquilo, 1 UH-15 Super Cougar, 2 AH-1 Fennec, 1 HM-1 Pantera, 2 H-60 Black Hawk e 1 H-36 Caracal), 10  embarcações do tipo bote, 26 caminhões, 2 veículos do tipo cisterna de água, 2 ambulâncias, retroescavadeiras, tratores e 18 viaturas diversas, além de materiais e equipamentos de engenharia, geradores e barracas de campanha.

Comitiva do Governo Federal – Nesta sexta-feira (8), o Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou a ida, no domingo (10), de uma comitiva do Governo Federal para o Rio Grande do Sul com o objetivo de acompanhar as ações de apoio às cidades atingidas pelas enchentes. O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, integrarão a comitiva.

“As Forças Armadas estão atuando no Vale do Taquari com o efetivo de tropas e através de suporte logístico para auxiliar nos resgates e nas medidas mais urgentes. Neste domingo, estaremos in loco nas áreas mais atingidas para avaliar novas necessidades e unir todos os esforços em prol da população gaúcha”, afirmou José Mucio.

Saúde – Em atendimento à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, foram enviados nove médicos militares para atuar na regulação pré-hospitalar de urgência, em coordenação com o Departamento de Regulação do Estado (DRE)/Samu.

Internet – Para dar suporte às agências que atuam na região, as Forças instalaram dispositivos de acesso à internet nos municípios de Muçum e Roca Sales.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter