Comitiva da Escola de Guerra Naval visita Ministério da Defesa

Rízia Rocha


Cerca de 111 militares da Comitiva do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores 2021 (C-EMOS/2021) da Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil visitaram o Ministério da Defesa (MD), nos dias 16 e 23 de setembro.

Assim que chegaram, os grupos de alunos da turma C-EMOS/2021 percorreram o mesmo roteiro, que iniciou com uma palestra sobre o Sistema Militar de Comando e Controle, apresentada pelo Coordenador da Seção de Operações da Subchefia de Comando e Controle (SC-1), Coronel de Infantaria da Aeronáutica Leonardo de Holanda Mencarini.

Na palestra, foram abordadas as características, bem como, a estrutura do Sistema Militar de Comando e Controle de Defesa. No âmbito da SC-1, as principais atividades em curso foram destacadas, assim como operações conjuntas e que integram os Centros de Inteligência e os Comandos Operacionais.

No decorrer dos dois dias, os militares da turma C-EMOS/2021 tiveram a oportunidade de conhecer parte dos setores que constituem o Centro de Comando e Controle do MD: o Centro de Monitoramento da Rede de Defesa (CMORD), o Centro de Operações Conjuntas (COC) e o Centro de Coordenação de Logística de Mobilização (CCLM). Encerrando a visita, o Subchefe de Comando e Controle (SC-1), Contra-Almirante (FN) Paulo Roberto Saraiva, foi homenageado com agradecimento da turma C-EMOS/2021.

C-EMOS

O Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores é um curso de carreira destinado a Oficiais do posto de Capitão de Corveta e Capitão de Fragata. Durante dez meses, os alunos ampliam conhecimentos da doutrina naval; no estudo de Estado-Maior (EMM); nos aspectos relativos aos diversos segmentos do Poder Marítimo e aos diversos sistemas de administração da Marinha. Os militarem têm, ainda, o exercício das funções de Estado-Maior e de assessoria de alto nível, com ênfase em planejamento estratégico, operações administrativas e operações navais.

Representantes do Ministério da Defesa participam de Workshop de Integração no Pará

À frente de relevantes debates sobre Biossegurança, Bioproteção e Tecnologias Sensíveis na área Biológica, representantes do Ministério da Defesa participaram do Workshop de Integração, promovido no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará.

O evento ocorreu na quinta-feira (23) e nesta sexta-feira (24), e contou com a parceria dos Ministérios da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovações; além do SENAI – Sistemas Avançados de Saúde (SENAI/CIMATEC). No primeiro dia do Workshop, o Diretor de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, acompanhado da Coordenadora do Departamento, Patrícia Siqueira de Medeiros, explanaram sobre “Biossegurança e Bioproteção no âmbito da Defesa”.

Tecnologias sensíveis na área biológica de interesse da Defesa foi outro tema em destaque, analisado pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta da Defesa, General de Brigada Moacir Rangel Junior, e pelo Coordenador desse Departamento, Coronel Jorge Alberto Peixoto Junior.

Além dos debates, foram realizadas visitas técnicas nos principais laboratórios do IEC. Ainda, representaram a Pasta o Coordenador da Divisão de Promoção Comercial (DIVCOM), Capitão de Mar e Guerra (FN) Pedro Oliveira de Sá, e o Coordenador da Divisão de Saúde (DISAU), Major Luiz Eduardo de Azevedo Ramos da Silva.

Fotos: Antônio Oliveira / Igor Soares

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter