Militares brasileiros participam do Exercício Cyber Shield nos Estados Unidos

Virginia Beach (EUA) – Entre os dias 30 de maio e 13 de junho de 2025, uma equipe composta por 15 militares do Sistema Militar de Defesa Cibernética participou do Exercício Cyber Shield, conduzido pelo Exército dos Estados Unidos. 

A delegação contou com 12 militares do Centro de Defesa Cibernética, além de um representante de cada Força. A participação nesta atividade teve como principais objetivos aprimorar o treinamento técnico dos militares brasileiros e promover a integração com os Cyber Protection Teams dos Estados Unidos, fortalecendo a cooperação e a capacidade de atuação conjunta no domínio cibernético.

Durante o exercício, os militares brasileiros integraram o Blue Team, com foco em ações de detecção de ameaças, análise forense digital e gerenciamento de eventos de segurança.

Também participaram da célula branca, colaborando ativamente no controle e na avaliação da simulação.

A participação da Força no Cyber Shield reforça a cooperação bilateral Brasil-EUA, amplia o intercâmbio técnico-operacional e consolida o reconhecimento internacional da capacidade do Comando de Defesa Cibernética.

A ação contribui diretamente para elevar os níveis de prontidão e interoperabilidade da Defesa Cibernética nacional.

Participação de militares brasileiros em conferência internacional sobre conflito cibernético

Tallin (Estônia) – Entre os dias 27 e 30 de maio, uma delegação do Exército Brasileiro composta por quatro oficiais superiores do Estado-Maior do Exército e do Comando de Defesa Cibernética participaram, na cidade de Tallin, Estônia, da 17ª Conferência Internacional de Conflitos Cibernéticos (CyCon 2025). 

A abertura oficial da CyCon 2025 foi realizada pelo presidente da República da Estônia, Sr Alar Karis e, nos três dias que se seguiram, mais de 100 palestrantes abordaram temas como política, estratégica e operações no ciberespaço, ciberconflito na Ucrânia, computação quântica nos conflitos cibernéticos e direito internacional no ciberespaço, dentre outros.

A CyCon é uma conferência coordenada pelo NATO Cooperative Cyber Defence Centre of Excellence, também com sede em Tallin, abordando, de maneira interdisciplinar, os atuais desafios de segurança cibernética. A cada ano, a CyCon reúne cerca de 600 autoridades, formadores de opinião, especialistas em direito e profissionais de tecnologia de mais de 50 países de setores do governo, Forças Armadas, academia e indústria.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter