COBERTURA ESPECIAL - Expansão Chinesa - Geopolítica

19 de Fevereiro, 2021 - 11:00 ( Brasília )

China admite pelo menos quatro mortes e conflito com a Índia em junho


Ao menos quatro soldados chineses morreram em junho do ano passado em confrontos com soldados indianos no Himalaia, reconheceu nesta sexta-feira (19) o exército da China. Após os combates corpo a corpo, as autoridades indianas informaram 20 mortos em suas fileiras, mas a China não divulgou informações sobre baixas.

Os confrontos na fronteira no Tibete e na região indiana de Ladakh são os mais graves entre os dois gigantes asiáticos desde a guerra relâmpago de 1962, quando a China venceu facilmente a Índia. O Diário do Exército Popular de Libertação (APL), órgão oficial do exército chinês, publicou nesta sexta-feira os nomes de quatro soldados da batalha de 15 de junho de 2020 no vale de Galwan, travada sem um único tiro.

A Linha de Controle Efetivo ("Lign of Actual Control", LAC), fronteira de fato entre Índia e China, não está bem demarcada e os dois países trocam acusações sobre passagens dos limites. O jornal chinês acusa os militares indianos de terem "ultrapassado a fronteira para instalar barracas" na parte controlada pela China. "Chen Hongjun, Chen Xiangrong e Xiao Siyuan combateram corajosamente, sem medo, até o sacrifício supremo. Wang Zhuoran se sacrificou ajudando os camaradas", afirma o jornal.

Os militares chineses conseguiram "uma importante vitória" enquanto os inimigos "fugiram correndo, com as mãos na cabeça, abandonando muitos soldados mortos ou feridos", afirma o jornal. O artigo foi publicado após o acordo alcançado pelos dois países no início de fevereiro para a "retirada" de tropas desta área disputada.

Os dois países enviaram à região dezenas de milhares de soldados de reforço, assim como armas pesadas, após o confronto. Segundo uma prática antiga, para evitar um confronto militar nenhum dos dois exércitos utiliza armas fogo ao longo da fronteira. E, oficialmente, desde 1975 nenhum tiro foi disparado.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 19 ABR, 19:10

MAIS LIDAS

Expansão Chinesa