BR-RU KOMPROMAT Financeiro?

Reunião na SUDECO com membro do SBERBANK russo e representantes de bancos oficiais brasileiros


Nota DefesaNet

Em 16 Março de 2022 DefesaNet publicou matéria que já alertava para as movimentações russas usando o Brasil para tentar contornar as sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia – EXCLUSIVO – Agentes do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia são Enviados ao Brasil para Contornar Sanções




No mesmo dia em que o Chanceler russo Sergey Lavrov manda efusivos cumprimentos, ao seu colega brasileiro, pelos 195 anos das relações diplomáticas entre Brasil e a Rússia a publicação Brazilian Report traz um instigante artigo.

Mostra a aproximação do maior banco russo o SBERBANK com agentes do sistema financeiro brasileiro. Nada estranho se o banco russo não estivesse sob as sanções impostas após aa invasão da Ucrânia pela Rússia.

Dois dias após a invasão, em 24 Fevereiro 2022, o Departamento do Tesouro Americano impôs sanções ao maio banco russo, com 60 % do Capital do próprio Banco central da Rússia, o SBERBANK e às empresas coligadas totalizando 18 organizações. Assim como outras instituições financeiras russas.   (Ver nota do US Treasury Link).

Abaixo matéria do Brazilian Report assim como a reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO),  20 Julho 2023, onde participaram várias entidades financeiras federais brasileiras incluindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

A situação é explosiva pois pode incluir o Brasil nas sanções impostas às organizações que realizarem transações com as entidades sancionadas.

  • Quanto de recurso russo está sendo movimentado pelo sistema bancário brasileiro?
  • Quem está dando aval para estas operações? O Banco Central do Brasil está no comando ou tem sido excluído?
  • Que outras operações o Brasil tem realizado para o sistema financeiro russo?

Até onde irão as perigosas relações do Governo Lula com o de Vladimir Putin?

O Editor


O que o Brasil quer com o SBERBANK, banco russo sob sanções

Cedê Silva
Brazilian Report
3 de Outubro de 2023

O SBERBANK, o maior banco da Rússia, foi alvo de sanções dos EUA e da União Europeia logo após a invasão total da Ucrânia em fevereiro de 2022. De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, “o SBERBANK é excepcionalmente importante para a economia russa, detendo cerca de um terço de todos os ativos bancários na Rússia.”

Representantes do SBERBANK procuraram recentemente oportunidades de negócios no Brasil, que não aderiu às sanções lideradas pelo Ocidente contra a Rússia.

O Braziian Report obteve os registros da reunião de representantes do SBERBANK com líderes dos principais bancos públicos do Brasil. A reunião foi realizada em julho, em Brasília, durante a qual os participantes assinaram um memorando de entendimento.

Um resumo desse documento foi publicado na última sexta-feira (29SET2023) — depois que o The Brazilian Report questionou autoridades brasileiras sobre o assunto. Este resumo, porém, não traz o nível de detalhamento que revelam os documentos que obtivemos.

O encontro foi realizado na sede da SUDECO, órgão do governo federal voltado para projetos de desenvolvimento econômico na região Centro-Oeste do Brasil – o cinturão da soja do país. Também compareceram representantes dos dois maiores bancos federais, Caixa e Banco do Brasil, além de dirigentes de dois bancos regionais estatais e de outras duas agências federais de desenvolvimento regional.

Tanto a esquerda como a direita do Brasil abstiveram-se de condenar a guerra da Rússia contra a Ucrânia. O antigo presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro citou a dependência do agronegócio brasileiro dos fertilizantes russos para a sua posição evasiva, enquanto a posição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva decorre de um impulso para o não alinhamento com as potências ocidentais, os EUA em particular.

O deputado Vander Loubet, membro do Partido dos Trabalhadores (PT/MS), de esquerda de Lula, assumiu a responsabilidade pela reunião.


Abaixo nota da SUDECO

SUDECO recebe SBERBANK e representantes governamentais

Camily Oliveira
SUDECO
Publicado em 20/07/2023

Nesta quinta-feira (20 Julho 2023), a Superintendente, Rose Modesto, recebeu na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), representantes do Banco SBERBANK e de grandes bancos Nacionais, além dos representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), o Superintendente Paulo Rocha, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e o deputado federal Vander Loubert (PT/MS).

Na reunião foram apresentadas as propostas do Banco Internacional, SBERBANK, um dos maiores bancos comerciais da Rússia, que tem valores alinhados aos da Sudeco, e projetos voltados à sustentabilidade, tecnologia, desenvolvimento econômico, infraestrutura entre outros. O alinhamento dos Fundos de Financiamentos da SUDECO com os investimentos do Banco SBERBANK, seria vantajoso para ambos uma vez que estão sendo priorizadas a agricultura sustentável e a preservação ambiental.

O acordo entre a SUDECO e o SBERBANK fortalece as relações entre o Brasil e a Rússia que fazem parte do mesmo grupo internacional de cooperação econômica e desenvolvimento que vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo, os BRICS.

Também foram apresentadas propostas dos bancos nacionais, SICOOB, Banco de Brasília (BRB), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal que demonstraram interesse em realizar mais investimentos, juntamente com a SUDECO para a expansão industrial e da agricultura que é a base mais forte da economia brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter