COBERTURA ESPECIAL - 100 Anos Blindados - Terrestre

19 de Março, 2021 - 02:00 ( Brasília )

1 - Os 100 Anos dos Blindados no Exército Brasileiro

Primeiro texto produzido pela 3ª Divisão de Exército na série em comemorativa dos 100 Anos Blindados no Brasilção

OS 100 ANOS DOS BLINDADOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO

 

Em 26 de maio de 2021, registra-se, na história do Exército Brasileiro, os 100 anos da criação da Companhia de Carros de Assalto, conforme o Aviso nº 360 do Ministério da Guerra, de 26 de maio de 1921, tornando o Brasil pioneiro no emprego da arma blindada na América Latina.

O ano de 2021 marca, portanto, um século da adoção de blindados pelo Exército Brasileiro, e as comemorações alusivas a este marco significativo da história militar brasileira serão conduzidas pela 3ª Divisão de Exército- a Divisão Encouraçada de Santa Maria/RS. Isto deve-se ao fato da 3ª DE ter a maior concentração de blindados da Força Terrestre e ser a sede do Centro de Instrução de Blindados.


Clique para expandir a imagem

Os carros de combate foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O primeiro modelo foi criado pela Inglaterra e foi empregado em massa a partir de 1917. Além dos ingleses, alemães e franceses também se dedicaram a produção de blindados durante o conflito.

Para conhecer a novidade dos campos de batalha da Europa com surgimento dos blindados, foi enviado pelo Exército Brasileiro, durante a Primeira Guerra Mundial, para a França o então 1º Tenente de cavalaria José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. O Tenente José Pessoa estudou na Escola de Motorização e Mecanização na Escola de Carros de Combate de Versalhes e serviu no 503º Regimento de Artilharia de Carros de Assalto, onde conheceu o os blindados FT-17.

Ao retornar ao Brasil, influenciou os seus superiores a adotarem os blindados para o Exército e escreveu um tratado sobre o emprego de blindados durante a Primeira Guerra Mundial.

Com a criação da Companhia de Carros de Assalto, em 26 de maio de 1921, sob o comando do Capitão José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, além do Brasil liderar o emprego de blindados na América do Sul, colocou a Força Terrestre dentro do que havia de mais moderno em doutrina e material de emprego militar para a época.

As comemorações serão realizadas na Capital dos Blindados por representar, no presente, o que o Exército tem de mais moderno na área de blindados, incluindo as viaturas blindadas da 3ª Divisão de Exército e a doutrina de emprego de blindados, difundida pelo Centro de Instrução de Blindados.

A cada semana a 3ª DE lançará uma matéria abordando as diversas viaturas que foram adotadas ao longo destes 100 anos de evolução dos blindados no EB.





Caroo Renault FT-17. Primeiro Blindado adquirido pelo Brasil

Clique para expandir a imagem


Carros de Combate Leopard1 desfilam em Santa Maria/ RS


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 22 OUT, 14:20

MAIS LIDAS

100 Anos Blindados