1 – Os 100 Anos dos Blindados no Exército Brasileiro

OS 100 ANOS DOS BLINDADOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO

 

Em 26 de maio de 2021, registra-se, na história do Exército Brasileiro, os 100 anos da criação da Companhia de Carros de Assalto, conforme o Aviso nº 360 do Ministério da Guerra, de 26 de maio de 1921, tornando o Brasil pioneiro no emprego da arma blindada na América Latina.

O ano de 2021 marca, portanto, um século da adoção de blindados pelo Exército Brasileiro, e as comemorações alusivas a este marco significativo da história militar brasileira serão conduzidas pela 3ª Divisão de Exército- a Divisão Encouraçada de Santa Maria/RS. Isto deve-se ao fato da 3ª DE ter a maior concentração de blindados da Força Terrestre e ser a sede do Centro de Instrução de Blindados.

Clique para expandir a imagem

Os carros de combate foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O primeiro modelo foi criado pela Inglaterra e foi empregado em massa a partir de 1917. Além dos ingleses, alemães e franceses também se dedicaram a produção de blindados durante o conflito.

Para conhecer a novidade dos campos de batalha da Europa com surgimento dos blindados, foi enviado pelo Exército Brasileiro, durante a Primeira Guerra Mundial, para a França o então 1º Tenente de cavalaria José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. O Tenente José Pessoa estudou na Escola de Motorização e Mecanização na Escola de Carros de Combate de Versalhes e serviu no 503º Regimento de Artilharia de Carros de Assalto, onde conheceu o os blindados FT-17.

Ao retornar ao Brasil, influenciou os seus superiores a adotarem os blindados para o Exército e escreveu um tratado sobre o emprego de blindados durante a Primeira Guerra Mundial.

Com a criação da Companhia de Carros de Assalto, em 26 de maio de 1921, sob o comando do Capitão José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, além do Brasil liderar o emprego de blindados na América do Sul, colocou a Força Terrestre dentro do que havia de mais moderno em doutrina e material de emprego militar para a época.

As comemorações serão realizadas na Capital dos Blindados por representar, no presente, o que o Exército tem de mais moderno na área de blindados, incluindo as viaturas blindadas da 3ª Divisão de Exército e a doutrina de emprego de blindados, difundida pelo Centro de Instrução de Blindados.

A cada semana a 3ª DE lançará uma matéria abordando as diversas viaturas que foram adotadas ao longo destes 100 anos de evolução dos blindados no EB.

Caroo Renault FT-17. Primeiro Blindado adquirido pelo Brasil

Clique para expandir a imagem

Carros de Combate Leopard1 desfilam em Santa Maria/ RS

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter