COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Aviação

10 de Março, 2021 - 10:12 ( Brasília )

DESAER – Anuncia acordo para Futura Planta Industrial


 

 
São José dos Campos, 10 de março 2021 


A DESAER Desenvolvimento Aeronáutico, é uma empresa 100% brasileira e formada por pessoas com forte passado no ramo de desenvolvimento aeronáutico.

Localizada na Incubaero – Departamento da Fundação Casimiro Montenegro Filho no ITA, um dos institutos de tecnologia e desenvolvimento dentro das instalações do DCTA em São José dos Campos (SP).

A DESAER desenvolve o projeto da aeronave de transporte ATL-100 para uso civil e militar.

Com muita satisfação, anuncia o acordo de sua futura Planta industrial, que será localizada na Unidade Araxá da DESAER, a 366 km de Belo Horizonte.

“O Plano Diretor de Araxá, é uma parceria entre a Prefeitura de Araxá com o apoio do Governo de Minas Gerais, através do CODEMGE, CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), e a DESAER, que possibilitou a ida para a cidade”, declara  Evandro Fileno - Diretor Presidente da DESAER.


 

Vista aérea do Aeroporto Romeu Zema, Araxá/ MG


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo da cidade, Juliano Cesar da Silva, viabilizar a entrada da DESAER na cidade favorece não apenas a economia local, como também o desenvolvimento tecnológico. “Agradecemos a escolha da cidade para receber tamanho investimento. É um marco para o município ter um grande investidor, sobretudo, na área de inovação, que é uma das apostas da atual administração como forma de atrair novas empresas e estimular a qualificação da mão de obra local”, destaca o secretário.

A pacata e simpática, Araxá preserva fragmentos de sua história em alguns casarões do centro da cidade. Araxá também é procurada para a prática de atividades de aventura. A cidade é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, repleto de cachoeiras, paredões de pedra e trilhas pela mata. E agora irá sediar uma nova indústria aeronáutica que nasce no país.

“Perseguir o desenvolvimento significa, escolher, priorizar, encadear ações que levem a um determinado cenário de melhoria”. Paulo dos Santos - Diretor Técnico da DESAER.

Um dos conceitos que serviram de base para a criação da Unidade Araxá, da DESAER foi o de atrair parceiros da empresa para o Brasil, contribuindo para a geração de novos empregos no país e na região. A construção das futuras instalações industriais da DESAER é uma confirmação da aplicação prática deste princípio. “Estamos orgulhosos em construir nossa Unidade Araxá da DESAER, que vem agregar força à indústria aeronáutica brasileira, realizando investimentos, desenvolvimento tecnológico e inovação, gerando novos empregos e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais”, afirmou Evandro Fileno, Diretor-Presidente da DESAER.

As obras da futura instalação, destinada a sediar as atividades da parte administrativa e de engenharia da família ATL das aeronaves regionais da DESAER, estão previstas para o início no primeiro semestre de 2021. A área industrial, na Unidade Araxá, da DESAER tem a previsão de início das obras para o segundo semestre de 2021, sediará as atividades industriais de produção e montagem das aeronaves para os Mercados de Defesa e de Aviação Comercial, além dos Ensaios em Voo. A cadência de produção inicial será de 4 aeronaves por mês, com a previsão de 1250 empregados diretos e indiretos.

O empreendimento da fábrica terá 96.570 m2 de área construída, representando um investimento inicial de U$ 80 milhões – com previsão de se atingir o patamar de U$120 milhões em 2023.

O Terreno tem uma área total de aproximadamente 277.870,00 m2l. A área da Unidade Araxá da DESAER está inserida na área  operacional, do Aeroporto Romeu Zema (também conhecido como Aeroporto de Araxá).


Está localizado a 4 km a oeste da cidade e está homologado para receber aeronaves de até 70 lugares. 
 


A versatilidade do projeto prevê o uso tanto civil e militar, exigindo o mínimo de apoio terrestre no manusei de containers de carga. Arte - DESAER


Associação com a pesquisa– A DESAER necessita para o desenvolvimento do projeto um Centro de Pesquisa ao seu lado para juntos desenvolverem novas tecnologias, materiais e processos.
 
Para tanto foram celebradas parcerias com algumas universidades e centros de pesquisas, como o CEFET, e iniciativas como esta são de fundamental importância para desenvolver pesquisas acadêmicas e fomentar a inovação tecnológica.


 
Inovação tecnológica- A DESAER hoje, neste desenvolvimento, já tem em andamento o registro de 3 patentes dentro deste projeto.
 

A DESAER e o CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, unidade de Araxá, por meio da Nascente Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CEFET-MG, assinaram nesta semana, um contrato de incubação onde a instituição de ensino fornecerá apoio técnico do seu corpo docente nas áreas de mecânica, edificações, eletrônica e automação industrial, já existentes na unidade de Araxá. Futuramente poderão ser criados cursos técnicos na área de aviônica, célula e motopropulsor para atender à demanda do futuro polo tecnológico desenvolvido com a instalação da fábrica. Essa iniciativa promoverá sobre maneira, o fomento da tríade ensino, pesquisa e extensão para o setor acadêmico de Araxá, melhorando a empregabilidade de qualidade para o setor industrial e tecnológico.

Matérias Relacionadas

DESAER - Mercado aquecido para ATL 100


DESAER – ATL- 100 Aeronave de Transporte Leve


DESAER - ATL – Aeronave de Transporte Leve



 



Outras coberturas especiais


Superior Tribunal Militar

Superior Tribunal Militar

Última atualização 15 OUT, 16:20

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa