Médicos da Marinha norte-americana embarcam no Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”

O Comando do 9º Distrito Naval recebeu, no dia 4 de fevereiro, a visita de uma comitiva de oficiais médicos norte-americanos para embarque no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”, que desatracou da cidade de Manaus-AM para iniciar a Comissão Madeira que acontecerá até o dia 5 de março.

A comitiva é formada por especialistas em pediatria, medicina da família, dermatologia e ultrassonografia, que acompanharão as Ações de Assistência Hospitalar nas comunidades de Axinim, Bom Futuro, Calama, Nova Aliança, São Carlos, Pombal, Prainha, Vencedor e nos municípios de Manicoré, Humaitá e Nova Olinda do Norte, no estado do Amazonas.

Antes do embarque, a comitiva conheceu as instalações da Policlínica Naval de Manaus e assistiu a uma palestra sobre a missão e as atividades internas e externas da organização militar.

Marinha do Brasil apoia projeto Ribeirinho Cidadão 2019 em Mato Grosso com atendimentos no NAsH “Tenente Maximiano”

Começou no dia 4 de fevereiro, a 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão em Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá), em solenidade realizada às margens do Rio Cuiabá. O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” iniciou os atendimentos no dia 31 de janeiro, antes da abertura oficial das ações da etapa fluvial, que segue até o dia 14 deste mês.

A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e conta com o apoio de várias instituições, entre elas, a Marinha do Brasil. O titular da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Capitão de Corveta Thiago Cristiano Muniz Santos, participou da cerimônia de abertura, representando o Comando do 6º Distrito Naval.

“O Poder Judiciário é exemplo para todas as instituições. Sabemos que a logística para essa expedição não é fácil, mas tudo isso foi superado pelo amor. Esse grande ato de amor ao próximo se materializa aqui”, destacou o Comandante Cristiano.

A equipe médica e odontológica embarcada no navio, também conhecido como "Navio da Esperança do Pantanal", realizou, só no dia da abertura do projeto (4), 195 atendimentos médicos e odontológicos, contemplando 542 procedimentos/ intervenções, além de distribuição de 1.711 medicamentos. Também foram promovidas Ações Cívico-Sociais (AciSo), com corte de cabelo e visitação pública ao navio.

O comerciante Romero Gustavo Reis elogiou o trabalho do NAsH. “Acho muito bom, pois todo ano a Marinha vem. Tenho muito a agradecer, o povo fica feliz com esses atendimentos, porque muitos não têm condições de ir para Cuiabá, o acesso é mais difícil. O pessoal já sabe quando dizem “o barco já chegou” e como essa população é muito carente, então todo mundo vem mesmo”, comentou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter