Comandante da FAB recebe Embaixadores dos EUA e Alemanha

Tenente Wanessa Liz E Capitão Oliveira Lima

Embaixador dos Estados Unidos – A visita, que ocorreu nesta quarta-feira (2), foi pautada pelas histórias de bons relacionamentos entre o Brasil e os Estados Unidos da América

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, reuniu-se, nesta quarta-feira (02), em Brasília (DF), com o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman. A visita institucional foi pautada pelas histórias de bons relacionamentos entre o Brasil e os Estados Unidos da América, desde os fatos históricos da Segunda Guerra Mundial, bem como assuntos correlatos.

Na oportunidade foi debatida a possibilidade da ampliação do Programa Espacial Brasileiro junto com os Estados Unidos. Neste contexto, o Comandante ressaltou, inclusive, que pretende participar, no mês de agosto deste ano, em Colorado Spring, do Space Symposium, principal encontro da comunidade espacial global.

Dentre os assuntos, foi abordado acerca do avanço do Brasil no desenvolvimento de aeronaves de maior porte, onde foram estabelecidas conversações iniciais para futuras parcerias que possam implementar o relacionamento da indústria aeronáutica de ambos os países. Por fim, conversaram a respeito do aumento de intercâmbios entre as duas Forças Aéreas voltados ao preparo da defesa aérea e, principalmente, no combate ao narcotráfico, no que se refere à troca de informações de inteligências.

Participaram da visita o Adido de Defesa e Exército Americano no Brasil, Coronel Lorenzo Harris; o Chefe de Assuntos Políticos e Militares da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Mark R. Mineo; o Adido Aeronáutico Interino da Embaixada dos Estados Unidos, Jensen Ryan Kevin; além do Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior.

Embaixador da Alemanha- Encontro entre o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior e o Embaixador Heiko Thoms aconteceu na tarde dessa segunda-feira (31), em Brasília (DF)

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, na tarde dessa segunda-feira (31), em Brasília (DF), o Embaixador da Alemanha, Heiko Thoms. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as Forças Armadas de ambos os países.

Foram tratados assuntos gerais da aeronáutica militar, tanto do Brasil quanto da Alemanha, com foco no Projeto Estratégico do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), que tem por objetivo o desenvolvimento de um veículo destinado ao lançamento de microssatélite em órbitas baixas equatoriais ou de reentrada. Outro assunto abordado na reunião foi sobre possíveis parcerias para o desenvolvimento de equipamentos, visando a geração de energia e motorização elétrica de aeronaves. O Comandante da Aeronáutica ressaltou que a expertise alemã em parceria com empresas nacionais brasileiras dedicadas a essas atividades pode contribuir, em futuro breve, para o desenvolvimento do almejado projeto da aeronáutica brasileira de aeronaves elétricas.

O relacionamento entre Alemanha e Brasil consiste em uma variedade de temas. Além do setor da defesa, a cooperação entre os dois países abrange áreas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciências, economia e cultura.

A visita do Embaixador da Alemanha contou com a presença do Adido de Defesa, Capitão de Mar e Guerra Ralf Schmitt-Raise e do Adido para Assuntos de Armamento e Defesa da Alemanha, Jochen Wollgast. Também participou da reunião o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior.

Fotos: Soldado Wilhan Campos E Suboficial Nery/ CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter