Manutenção em aviação executiva: aeronaves como novas

Serviços especializados garantem mais segurança, eficiência operacional e também a personalização de aviões e helicópteros 

O crescimento de 150% nas transações de aeronaves executivas novas e seminovas no mercado mundial, em relação ao período pré-pandemia, fomentou outros segmentos também, inclusive o de manutenção. “Constatamos uma demanda por projetos mais completos e que visam à modernização tecnológica das aeronaves, especialmente a partir da pandemia”, aponta Thiago Damasceno, diretor comercial de manutenção executiva da Líder Aviação. Os serviços vão desde mudanças no layout da aeronave até atualizações mais robustas, que garantem uma operação ainda mais segura. 

“Não à toa, quando comparamos o ano passado com o período pré-pandemia, essa unidade de negócios apresentou um crescimento de 20% nas demandas”, aponta Bruna Assumpção, diretora superintendente da Líder Aviação, responsável pela unidade de Manutenção da companhia. Além de revisão de células e motores, a empresa oferece em seu portfólio diversos projetos capazes personalizar a aeronave de acordo com as preferências do cliente e necessidades da sua operação – desde pintura ou reforma de estofados, até atualização de sistemas aviônicos que incrementam a segurança em voo, contribuem para economia de combustível e geram valorização do bem na revenda, por exemplo. 

Por isso, o serviço de retrofit (modernização) tem sido uma ótima opção para aeronaves com mais tempo de uso se manterem atuais. “O upgrade de aviônicos, por exemplo, se torna necessário com o aumento da idade da aeronave, pois a tecnologia evolui muito rápido globalmente, gerando obsolescências”, explica Bruna. “Um deles é a plataforma Garmin G5000, que proporciona uma atualização no painel, especialmente para Hawker 400, responsável por aumentar a segurança operacional, por estender a vida útil da aeronave, além de reduzir o peso da mesma, proporcionando economia de combustível, aumento de autonomia e capacidade de carga. E esse investimento é facilmente recuperado na hora da venda dessa aeronave”, complementa a executiva. 

Para aeronaves das décadas de 80, 90 e anos 2000, algumas modificações são, inclusive, obrigatórias, pois elas utilizam equipamentos já ultrapassados, que precisam ser atualizados ou mesmo adequados aos requisitos atuais de aeronavegabilidade. Um exemplo é a implementação de sistema ADS-B Out, que aumenta significativamente a segurança de voo por meio do fornecimento de informações detalhadas de posição da aeronave, juntamente com dados importantes de performance do voo, melhorando a consciência situacional do controlador de voo e contribuindo com a melhor vigilância e controle do espaço aéreo. Em algumas regiões, como Estados Unidos e Europa, sua implementação já é obrigatória, tamanha é sua contribuição para melhoria da segurança de espaços aéreos muito movimentados.

Entre os projetos mais procurados pelos clientes da Líder está a instalação de internet. “Hoje em dia ninguém quer ficar desconectado. Por isso, nossa equipe de Engenharia e Projetos desenvolve a solução mais adequada para cada modelo de aeronave”, diz Thiago. Isso porque as aeronaves são muito utilizadas por empresários e executivos em deslocamentos a trabalho. Até então, a internet de bordo para as aeronaves possuía velocidade muito reduzida, limitada pela tecnologia disponível e pelo tamanho da antena, sem proporcionar uma conexão com qualidade significativa. “Nos últimos cinco anos, com a melhoria das tecnologias e, consequentemente, a qualidade e velocidade da navegação nas redes, a demanda por internet a bordo aumentou significativamente”, observa o executivo. 

Mas foi a partir deste ano de 2023 que esse serviço realmente apresentou um salto em evolução, trazendo o que há de mais moderno em solução de internet para a aviação, por meio de uma antena menor e uma nova constelação de satélites. Trata-se da solução de conectividade a bordo Collins Aerospace IRT NX SATCOM system, provendo o serviço através da rede Iridiums Certus®, com a maior velocidade e melhor estabilidade já oferecidas para aeronaves de pequeno porte, lançada neste ano no Brasil. Um serviço pioneiro oferecido pela Líder, com cobertura global, sem pontos cegos. Ou seja, independentemente do local em que esteja voando, a internet estará 100% garantida com ótima qualidade, possibilitando realizar chamadas em vídeo e acesso às redes sociais, por exemplo.

Soluções equivalentes a essa eram somente oferecidas para aviões de grande porte. Agora, com este tipo de hardware potente e compacto (antena HGA de pequena dimensão), aeronaves de pequeno porte também poderão utilizar esse tipo de serviço, que possibilita a realização de reuniões online dentro do avião, com aproximadamente o dobro de velocidade que outros sistemas concorrentes.

Outro pedido recorrente dos clientes é pela escolha da cor do avião, que dá um toque pessoal à aeronave. A oficina da Líder conta com sistema de pintura aeronáutica ambientalmente responsável e tecnologia de ponta neste serviço, reconhecido internacionalmente.

Custos e valores

Os projetos podem custar de US$ 10 mil a US$ 1 milhão, e vão da instalação de portas de USB ou suporte para tablets até substituição completa de aviônicos, dependendo do modelo da aeronave. Em relação ao tempo de execução, os projetos de médio porte podem levar cerca de um mês, enquanto os mais complexos são executados em dois a três meses, em média. “Independentemente da modificação, é importante ter sempre um bom projeto, idealizado especificamente para cada cliente, que ofereça a solução mais adequada para cada operação. Assim, aqui na Líder, fazemos uma avaliação de viabilidade de cada demanda, temos fornecedores apropriados para os materiais necessários, expertise do time de engenharia e dos técnicos (mecânicos). Além, claro, de garantir o alinhamento às regulamentações vigentes e ter a homologação da autoridade aeronáutica”, ressalta Thiago.

Como tudo começou

A Unidade de Manutenção da Líder Aviação foi criada em 1963, a partir de uma necessidade do mercado de aviação executiva na época. “A empresa nasceu com o seu principal valor sendo segurança e, por isso, começou a realizar as manutenções das suas próprias aeronaves. E foi atendendo a pedidos do segmento que a Líder abriu a Unidade de Manutenção Executiva há mais de 50 anos”, conta Bruna.

De lá para cá, a Líder acumulou expertise neste segmento da aviação executiva, conquistando homologações por órgãos aeronáuticos da aviação mundial, como a ANAC Brasil, ANAC Argentina e o Federal Aviation Administration – FAA, dos Estados Unidos. Atualmente, a companhia possui um dos mais completos centros de manutenção da América Latina, com serviços que envolvem manutenção preventiva e corretiva de aeronaves e motores, customização e modernização dos mais diversos modelos de aeronaves – sejam elas de asa fixa ou rotativa.

Em 2023, completamos 40 anos ininterruptos como Centro de Serviço Autorizado Bell Helicopter, uma das principais fabricantes mundiais de aeronaves de asas rotativas. Um dos nossos Centros de Serviços Autorizados Bell Helicopter está estrategicamente localizado em São Paulo, a cidade com a maior frota de helicópteros do mundo, é referência na manutenção e apresenta as principais soluções para os modelos 407, 429 e 505, entre outros. 

“Na aviação executiva, o segmento de asas rotativas é utilizado para otimizar o tempo de mobilidade e garantir mais oportunidades de negócios. E estar nessas cidades faz toda a diferença”, explica Bruna. Na manutenção de Helicópteros, a Líder é também certificada para manutenção em aeronaves modelo Agusta 109, AW119 e AW169 e modelo Airbus AS350 séries. 

Além de São Paulo, nossos serviços para a fabricante estão presentes nas nossas bases do Rio de Janeiro e Brasília

Manutenção em qualquer local

Líder in loco é outro diferencial e um dos serviços que se destacam pela comodidade de não transportar a aeronave até a nossa base, o que também reduz o custo do cliente. Com todo o aparato ferramental necessário, os profissionais da Líder se deslocam até onde está a aeronave, seja em território nacional ou internacional, para prestar todo o suporte necessário em manutenção, com o mesmo nível de qualidade que o avião ou helicóptero teria nos Centros de Manutenção da empresa.

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