1º Esquadrão de Helicópteros Anti Submarino é homenageado pelo primeiro resgate noturno real sobre o mar com aeronave Seahawk

No dia 2 de abril, durante a LAAD, Feira Internacional de Defesa e Segurança, realizada no Rio de Janeiro-RJ, a Sirkosky, fabricante norte-americana de helicópteros, homenageou o 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1) pelo primeiro salvamento noturno real realizado no mar com o emprego da aeronave SH-16 Seahawk.

O fato ocorreu em agosto de 2016, quando o EsqdHS-1 era responsável por prover a Aeronave de Serviço da Esquadra. No dia do resgate, o “Guerreiro 34” (SH-16 N-3034) decolou às 17h10 de São Pedro da Aldeia-RJ para a área de buscas, onde receberia o apoio da Fragata “Constituição”.

No translado da aeronave, por volta de 17h40, o copiloto avistou um objeto flutuando no mar. Com a utilização do Electro-Optic Sensor System, sensor óptico da aeronave com capacidade de obter imagem térmica, confirmou-se que o objeto era um casco de embarcação e, também, a presença de um bote com três sobreviventes.

Os náufragos encontravam-se à deriva, por mais de 36 horas, a cerca de 82 milhas náuticas (aproximadamente 150 Km) da costa de Cabo Frio-RJ e estavam sem alimento, água potável e meios de comunicação. Após o resgate, os sobreviventes foram encaminhados para Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, onde receberam atendimento médico.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter