AVIBRAS – Sindicato se manifesta a favor de assembleia de credores

Vamos cobrar esclarecimentos e mais transparência da empresa

Sindicato Metalúrgicos S J Campos e Região
26 Dezembro 2024

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região se manifestou, na Justiça, a favor da convocação de uma Assembleia Geral de Credores da AVIBRAS Indústria Aeroespacial. O protocolo foi feito na 2ª Vara Cível da Comarca de Jacareí, no dia 22.

Essa manifestação vem em resposta às petições protocoladas pela Brasil Crédito Fundo de Investimentos e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ambos credores da AVIBRAS que solicitaram a realização da assembleia.

O Sindicato representa os trabalhadores (que também são credores) e se posiciona a favor da nova assembleia, desde que não seja votada nenhuma proposta. Os funcionários da AVIBRAS estão com 20 salários atrasados.

Com a assembleia, o Sindicato pretende cobrar esclarecimentos e mais transparência da AVIBRAS . Na manifestação, o Sindicato ressalta que tem realizado esforços junto aos órgãos governamentais, investidores e demais credores, buscando uma solução para a crise da empresa.

Plano de recuperação em risco

Em sua petição para requerer a assembleia, a Brasil Crédito conclui que “não é viável o Plano de Recuperação Judicial”, o que levaria a empresa à falência. Esse fundo de investimentos, que detém 25% dos créditos quirografários (não preferenciais) da AVIBRAS já manifestou interesse em comprar a fabricante de armamentos bélicos.

O BNDES também ressalta, em sua petição, que a AVIBRAS se tornou inadimplente ao não cumprir os pagamentos previstos para o dia 15 de dezembro no Plano de Recuperação Judicial.

Investidores

Desde o início da crise, a AVIBRAS vem realizando tratativas com investidores interessados na compra da fábrica.

A empresa Brasil Crédito chegou a propor, no Plano de Recuperação Judicial, a proposta de assumir o controle da fábrica e fazer o pagamento dos salários atrasados em 48 parcelas, a partir de 2028, sem as multas devidas aos trabalhadores.

Em 2024, a AVIBRAS divulgou que estava em tratativas avançadas com a australiana Defend Tex, mas o acordo não foi concluído, sem que nenhuma informação fosse divulgada.

Houve também negociação entre o Sindicato e um investidor nacional, que não teve sua identidade revelada. A transação comercial não foi concluída porque, segundo o representante do investidor, a AVIBRAS não cumpriu com o combinado, ou seja, mais um desastre em que novamente os principais prejudicados foram os trabalhadores.

“Este é mais um final de ano dramático para os trabalhadores, que estão sem salários, sem o convênio médico e sem a certeza de que terão seus empregos de volta. Vamos cobrar informações da Avibras e um posicionamento imediato do governo federal em relação ao futuro da fábrica e dos trabalhadores. Defendemos a estatização da AVIBRAS ou, ao menos, que o governo invista na empresa para que continue a operar e pague as dívidas trabalhistas”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter