O Centro de Estudos Político-Militar do MGIMO do Ministério das Relações Exteriores da Rússia completa 10 anos

O Centro de Estudos Político-Militar do MGIMO do Ministério das Relações Exteriores da Rússia completa 10 anos

Diretor do Centro Estudos Político-Militar A.I. Podberyozkin

 

 

Há dez anos, em 10 de outubro de 2012, o Reitor da MGIMO do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Acadêmico da Academia Russa de Ciências A.V. Torkunov assinou uma ordem para estabelecer o Centro de Pesquisa Político-Militar no MGIMO (TsVPI). O centro foi estabelecido de acordo com o acordo de cooperação entre MGIMO do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e a empresa JSC Concern VKO Almaz-Antey.

Dirige o Centro de Estudos Político-Militar (CVPI), desde a sua criação, Doutor em Ciências Históricas, Professor A.I. Podberyozkin, que há várias décadas pesquisa questões militares e políticas de segurança do Estado.

A direção do trabalho de pesquisa do Centro é a análise e previsão do desenvolvimento da situação político-militar no mundo e suas regiões específicas.

Os destinatários dos produtos científicos e especializados do CVPI são agora todas as principais estruturas estatais envolvidas na formação da política externa e de defesa do país: a Administração do Presidente da Federação Russa, o Gabinete do Governo da Federação Russa, o Câmaras da Assembleia Federal da Federação Russa (o Conselho da Federação e a Duma Estatal), o Conselho de Segurança da Federação Russa, o Ministério da Defesa, o Ministério das Relações Exteriores, CSTO e outros.

Por 10 anos, o Centro tem esteve constantemente envolvido em uma série de grandes projetos de pesquisa do governo. Os mais significativos deles são o trabalho de pesquisa do Ministério da Defesa da Federação Russa: “Pesquisa sobre a formação de um sistema de dados iniciais para planejamento militar de longo prazo” e o projeto de pesquisa da Fundação de Ciência Russa “Previsão de Long-prazo do desenvolvimento das relações internacionais”.

Ao longo dos anos, o CVPI recebeu uma série de subsídios das Fundações Científicas Russas para realizar pesquisas científicas, por exemplo, “Acesso a recursos de informação científica eletrônica de editores estrangeiros”, “Estado e instituições públicas da Rússia como ferramentas da política de confronto com ONGs no contexto de confronto agravado com a coalizão político-militar ocidental”, “Desenvolvimento do capital humano nacional nas empresas do complexo militar-industrial como fator de aumento da capacidade de defesa da Rússia”, “Confiança institucional no conhecimento científico diante de novos riscos e vulnerabilidades no sistema de segurança da Rússia moderna”.

O Centro tem repetidamente vencido concursos para a publicação dos melhores trabalhos científicos em ciências sociais e políticas. Assim, por exemplo, foram publicadas monografias: "O Papel dos Estados Unidos na Moldagem da Situação Político-Militar Atual e Futura", "A Política de Dissuasão Estratégica da Rússia no Século XXI", "Guerra e Política no Mundo Moderno ", "Ordem Mundial Moderna, Política de Poder e Luta Ideológica".

Ao longo dos anos, os especialistas do CVPI prepararam dezenas de materiais analíticos na forma de monografias, relatórios, artigos científicos e comentários exclusivos.

Durante este período, foram publicadas 42 monografias científicas e 3 coleções (relatórios, artigos científicos, bem como abreviaturas e abreviaturas), entre elas destacam-se as obras fundamentais do Centro: “Avaliação e previsão da situação político-militar” ( 1080 páginas), "Estado e perspectivas político-militares de longo prazo para o desenvolvimento da Rússia no século 21" (1596 páginas), "Política e Estratégia (Avaliação e Previsão do Desenvolvimento da Situação Estratégica e da Política Militar da Rússia)" (1225 páginas), "Alguns aspectos da análise da situação político-militar" (874 páginas), edição em dois volumes "Previsão estratégica e planejamento da política externa e de defesa": o primeiro volume "Fundamentos teóricos do sistema de análise, previsão e planejamento da política externa e de defesa" (796 páginas),o segundo volume "Cenários de previsão para o desenvolvimento da situação político-militar internacional para o período até 2050" (715 páginas).

Além disso, durante esse período, os especialistas do CVPI prepararam e publicaram 10 relatórios analíticos. Entre eles, destacam-se materiais que são muito relevantes hoje: "Aspectos político-militares da previsão do desenvolvimento mundial" (167 páginas), "Previsão de longo prazo do desenvolvimento da situação internacional" (105 páginas), "Long-term previsão de longo prazo de cenários para o desenvolvimento da situação político-militar" (159 p.), “Cenários de longo prazo para o desenvolvimento da situação estratégica, guerras e conflitos militares no século XXI” (175 p.).

Com a participação do CVPI e com o apoio do Almaz-Antey Concern, o MGIMO, de acordo com os planos do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa e da Sociedade Histórica Russa, preparou a publicação da obra em vários volumes "A Grande Vitória", que totalizou 15 volumes. A publicação recebeu o prêmio literário "Alexander Nevsky" e agradecimentos e diplomas da Administração do Presidente da Federação Russa.

Criado em setembro de 2012, o portal de Internet do CVPI (http://eurasian-defence.ru ) assumiu firmemente seu lugar no trabalho e na cobertura das atividades do Centro, qualquer pessoa pode ter acesso a versões eletrônicas de quase todos os trabalhos científicos do Centro materiais, e sua por dez anos acumulou um volume total de 25,4 GB.

O portal possui 535 títulos, 48.480 publicações, 97.705 documentos, ilustrações e arquivos de vídeo. Além disso, existem vários bancos de dados, por exemplo, World News ( http://dbnews.eurasian-defence.ru), que é formado em tempo real e tem 136 mil unidades. armazenamento, 162 MB. e a base de dados "Por países, organizações, personalidades", formada a partir de fontes abertas utilizando o programa "Arquivo Semântico", contém 209 Mb.

Além disso, as notícias mais relevantes, materiais analíticos, traduções de publicações estrangeiras e opiniões de especialistas sobre eventos nacionais e internacionais, tendências e estado das coisas no campo da política militar, armas e equipamentos militares, complexo militar-industrial, militar-técnico cooperação e segurança são postados diariamente nas páginas do site. O portal é constantemente atualizado e ampliado.

Durante dez anos, o Centro realizou uma série de grandes conferências internacionais sobre questões atuais da segurança internacional moderna e da situação político-militar, e os especialistas do CVPI participaram de mais de 150 eventos científicos em vários níveis.

Ao mesmo tempo, o próprio Centro, com base no MGIMO, organizou e realizou mais de 350 eventos próprios – conferências, mesas redondas, workshops e análises situacionais.

Os funcionários do Centro não apenas realizam trabalhos de pesquisa, mas também estão constantemente presentes na esfera da mídia. Então, para o período de 2012 até o presente. dentro. Os especialistas do CVPI prepararam e publicaram 2.240 artigos e materiais analíticos. Eles também fizeram 1.595 entrevistas na mídia e participaram de 263 programas de televisão.

No ranking global do Global Go To Think Tank Index Report da Universidade da Pensilvânia, compilado com base em um exame de mais de 6,8 mil centros de pesquisa em todo o mundo, na lista de "Defesa e Segurança Nacional" do MGIMO do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa, da qual o CVPI é uma subdivisão especializada, ocupa firmemente um lugar entre os cinco melhores entre os indicados russos.

Assim, pode-se afirmar que ao longo dos anos de sua existência, o projeto do TsVPI MGIMO-Concern "Almaz-Antey", não só " ganhou velocidade de cruzeiro ", adquirindo uma sólida bagagem de trabalho científico, teórico e prático, mas também ocupou firmemente seu nicho na indústria analítica militar, recebendo o merecido reconhecimento. Com tanto atraso e dinâmica de desenvolvimento, o Centro está pronto para olhar com ousadia para o futuro.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter