Militares brasileiros conduzem nova capacitação de monitores nacionais na Colômbia

Os militares brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, estão realizando o terceiro curso de 2021 de capacitação de novos monitores nacionais colombianos para atuarem nas operações de desminagem humanitária em todo o país.

O curso, que está concluindo a segunda semana, seguirá por mais seis semanas nas instalações da Escola de Engenheiros Militares do Exército Colombiano. Participam da capacitação quatro militares do Exército Nacional da Colômbia que possuem conhecimentos técnicos e experiências em operações e atuam em organizações militares de desminagem humanitária.

A capacitação contará com instruções e avaliações teóricas e práticas e execução de exercícios simulados. Os integrantes do GATI-CO proporcionarão aos alunos a participação em um seminário sobre desminagem humanitária que contará com a presença de organismos internacionais e nacionais, como o Serviço de Ação contra Minas das Nações Unidas (UNMAS), além de instituições militares, como o Centro Nacional Contra Artefatos Explosivos Improvisados e Minas (CENAM).

A atuação dos militares da Engenharia do Brasil junto ao Comando Geral das Forças Militares da Colômbia tem contribuído para a ampliação do esforço nacional contra os explosivos ainda existentes no país através do preparo e certificação de novos monitores nacionais em desminagem humanitária.

Fonte: Aditância do Brasil na Colômbia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter