Sgt José Lino – CI Bld
A Equitron, sediada em São Carlos – SP, atua na construção de linhas de montagens para a indústria em geral, principalmente a automobilística. A empresa é responsável pelo projeto de modernização de uma VBR Cascavel, que abrange a carcaça e a torre de forma geral, além de todos os sistemas da viatura.
As modernizações incluem atualizações na carcaça, no trem de força, na torre, no bumerangue e na caixa de reversão e transferência. A retaguarda da torre foi aumentada, recebendo um novo compartimento para o sistema de movimentação hidráulico da torre e do canhão.
O sistema de giro eletro-hidráulico da torre e elevação do canhão com a possibilidade de três velocidades de movimento está sincronizado com o sistema de pontaria, o que permite a movimentação automática do canhão por ocasião da inserção de distâncias.

O compartimento do motorista apresenta, entre outras, as seguintes inovações: direção regulável; seleção de marchas por botões; tacógrafo; display com visão diurna e noturna 360 graus (infravermelho); e opção de câmeras. A torre foi elevada, trazendo maior segurança para a guarnição.
Possibilidades para o Cmt VBR: observar por câmeras em 360 graus; controlar a inclinação lateral, rampa máxima e mínima, posição do canhão em relação a torre e inclinação do canhão em relação ao horizonte; navegar no manual técnico do carro; monitorar a carga de baterias do sistema de giro hidráulico e dos optrônicos; monitorar a temperatura do motor hidráulico e o controle de horas de sua utilização.
Possibilidades para o atirador: observar e monitorar com imagem diurna ou termal; realizar a pontaria e engajamento pela imagem diurna ou termal; monitorar o nível de bateria do sistema de potência do giro da torre e navegar em manual técnico do carro.

| Especificações Técnicas | |
| :: | Peso: 13,5 ton |
| :: | Tração: 6×6 + reduzida + bloqueio diferencial |
| :: | Velocidade máxima: 100 km/h |
| :: | Rampa/ inclinação Lateral: 60% / 30% |
| :: | Obstáculo vertical: 0,5 m |
| :: | Tanque de combustível: 270 litros |
| :: | Autonomia: 700 km |
| :: | Motor: Mercedes MTU M926 320HP |
| :: | Transmissão automática/manual |
| :: | Freio a disco nas 6 rodas e retarder (freio de montanha) |
| :: | Ar condicionado |
| :: | Sistema interno de calibragem dos pneus |
| :: | Sistema de giro e elevação do canhão hidráulicos, com 3 velocidades e integrado ao sistema de pontaria |
| :: | Sistema de pontaria por câmera diurna e termal (4/1,5 e 8/3 km) |
| :: | Interface Homem Maquina (IHM) para Cmt e Atdr (busca, pontaria e monitoramento da VBR) |
| :: | Posicionamento automático do canhão ao inserir distancia manual ou por telêmetro Visão IV 360 graus para comandante e motorista |
| :: | Base para lançamento de misseis e apontador laser integrado ao sistema de pontaria do canhão |
| :: | Sistema de baterias independentes e Alimentação externa 220/110v) |
Nota:
Referência: relatório apresentado pelo Cap Zago (instrutor do CI Bld), a respeito da Modernização do Cascavel realizada pela Equitron Defense.
Leia também:
![]() |
Blindado Cascavel volta modernizado [Link] |
![]() |
EB/AGSP – Revitalização das Viaturas Blindadas EE-9 Cascavel [Link] |
![]() |
CASCAVEL – 9º B Log Revitaliza Viaturas [Link] |
![]() |
Iraque: EE-9 Cascavel Volta à Ação [Link] |

























