Guarani – Seminário dos 20 Anos do Projeto Guarani

Nota DefesaNet

Cumprimentamos à Diretporia de Fabricação (DF) na Pessoa do Gen Div Tales e ao Gen Ex Hertz Chefe da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT).

O material apresentado e as discussões geradas terão continuidade nas próximas matérias.

O Editor


SEMINÁRIO DOS 20 ANOS DO PROJETO GUARANI

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) promoveu o Seminário dos 20 Anos do Projeto Guarani no Quartel General do Exército (QGEx).

Organizado pela Diretoria de Fabricação, Organização Militar Diretamente Subordinada (OMDS) do DCT, o evento contou com a presença:

– Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva;
– antigo Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri;
– Chefe do DCT, General de Exército Hertz Pires do Nascimento;
– General de Exército Sinclair James Mayer
, antigo Chefe do DCT, e,
– de autoridades civis e militares, de integrantes da Base Industrial de Defesa (BID) e de Adidos Militares das Nações Amigas.

O evento teve por objetivos resgatar a trajetória do Projeto Guarani, desde sua concepção até sua consolidação como marco de modernização da Força Terrestre; valorizar a contribuição da Ciência, Tecnologia, fundamentais para o êxito do programa; promover uma reflexão sobre o futuro da plataforma Guarani, explorando tendências tecnológicas e os desafios para as próximas décadas; e promover a integração com empresas da BID.

A partir da Esquerda Gen DIv R/1 Mosqueira. Gen Div Tales, Gen Ex R/1 Mayer, Gen Ex Hertz, Gen Div Flavio Neiva, Gen Div Armando e Cel Lima. Foto DefesaNet

O Seminário teve a contribuição de palestrantes militares e civis, sendo finalizado em cada dia, com debates sobre as temáticas envolvendo o Projeto Guarani.


Os palestrantes e os temas foram
Dia 12 Novembro

1 – Abertura –  Gen Ex Tomás
     Comandante do Exército
2 – Do Conceito à Contratação e Gênese do Projeto Guarani
      Ch EPDI/DCT e Gen Bda R/1 Mosqueira
3 –  Homenagem aos Desbravadores do Projeto Guarani
4 – Os Primórdios do Projeto Guarani : decisões que moldaram a trajetória
      Gen Ex R/1 Mayer
5 – Desafios logísticos do Projeto Guarani e disponibilidade da frota Guarani
6 – O Guarani em ação: o emprego na Operação Taquari 2
      Gen Ex Hertz
7 – Da Fábrica à Tropa: produção e implantação do Guarani no Exército Brasileiro
       Diretoria de Fabricação
8 – A Família Guarani: variantes atuais e novas versões
       EME/EPEx
9 – O Guarani na Tropa Mecanizada : emprego, internalização e lições apreendidas em 20 anos
      15ª Bda Inf Mec
      Nota Devido ao acidente climático na área da OM o Comando não pode participar
10 – Debate geral em mesa redonda: Integração de Visões

Dia 13 Novembro

1 – Do Urutu ao Guarani: rupturas e continuidades
       Prof Expedito Bastos (UFJF)  Não realizada por motivo de saúde
2 – Desafios do Desenvolvimento da Viatura Guarani no Brasil: a visão da indústria
       IDV /Brasil
3 – Do Guarani ao Futuro: inteligência artificial novas tecnologias e os desafios da Defesa
     Sérgio Candiotto  IDV/Itália

4 – Integração de Sistemas de Armas no Guarani: desafios, experiências e parcerias
      ARES
5 – Debate Geral em mesa redonda dos palestrantes do dia

O tema inicial abordou a gênese do Projeto Guarani, desde o Conceito à Contratação, consolidando a transição do Exército Brasileiro para um conceito moderno de viatura blindada sobre rodas, sendo proferido pelo Gen Div Armando, Chefe da  Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (EPDI), com participações especiais do Gen Bda Mosqueira e do Gen Bda Cristino.

O Gen Ex Mayer, antigo Chefe do DCT, também discorreu sobre os primórdios do Programa Guarani e as decisões que nortearam o projeto, principalmente no que tange às tratativas no nível político e estratégico.

O Gen Ex Hertz, Chefe do DCT, e antigo Comandante Militar do Sul, fez uma apresentação acerca do emprego real da Viatura Guarani na Operação Taquari 2, destacando o seu alto desempenho, mesmo em ambientes alagados e de baixa infraestrutura, com alta capacidade de mobilidade, mantendo-se a segurança da guarnição e da população socorrida. (Continua nos comentários)

O Gen Div Flávio Neiva, Subcomandante Logístico, apresentou os desafios logísticos na manutenção e disponibilidade da frota Guarani, em virtude de sua capilarização pelo território brasileiro.

O Gen Div Tales Villela, Diretor de Fabricação, discorreu sobre a produção e implantação da Viatura Guarani no Exército Brasileiro, com especial destaque à evolução das suas diversas versões. Também enfatizou como esse projeto permitiu a evolução dos processos de obtenção de outros veículos blindados, como a VBMT-LSR Guaicurus e a VBC-Cav Centauro II.

O Cel Lima, Gerente do Programa Forças Blindadas
, apresentou as expectativas do Exército Brasileiro quanto ao desenvolvimento das diversas versões previstas a serem implementadas na Viatura Guarani.

O Cel Maurício, Subdiretor de Fabricação, destacou que a viatura VBTP-MSR foi a viatura mais testada da história do Exército Brasileiro, tendo o seu processo de Teste e Avaliação promovido uma integração entre decisores, engenheiros, avaliadores, usuários e integrantes da indústria, consolidando-se com um exercício de aprendizado e transformação institucional



Linha do Tempo do Projeto Guarani

As atividades continuaram no dia 13 de novembro com as seguintes palestras.

O Sr Fabrício Gondim, da IDV Brasil, destacou a construção da fábrica da IDV no Brasil, permitindo que a VBTP-MSR Guarani fosse produzida no país, caracterizando a parceria estratégica com o Exército Brasileiro como um marco para a empresa. Ao final de sua apresentação, foi projetada uma declaração do Sr Claudio Catalano, CEO da IDV Global, reforçando a relevância do Projeto Guarani para aquela empresa.

O seminário contou ainda com a participação especial do palestrante internacional Sérgio Candiotto, da IDV Itália, que trouxe uma abordagem futurística para a Viatura Guarani, enfatizando o uso da Inteligência Artificial (IA) e de outras novas tecnologias. Também trouxe uma abordagem sobre aplicação de sistemas autônomos no campo de batalha.

Por fim, o Sr Frederico Fróes e o Sr Jaime Vela, da ARES, apresentaram a linha evolutiva dos sistemas de armas REMAX e UT30BR, bem como o desenvolvimento da torre manual blindada REMAN, enfatizando os desafios em sua linha de produção com desafios quanto aos desafios dos referidos projetos, cadeia de suprimentos, contratação e retenção de mão de obra e manufatura inteligente & sustentabilidade.

Ao longo dessa jornada, ficou caracterizado que o evento evidenciou que Projeto Guarani demonstrou é um programa bem sucedido, resiliente e estratégico, unindo, sinergeticamente, inovação tecnológica, capacidade industrial e visão de futuro, demonstrando que a Viatura Guarani é um símbolo da modernização do Exército Brasileiro e um dos pilares da Base Industrial de Defesa, contribuindo significativamente para a autonomia tecnológica na área de Defesa, fazendo jus ao lema da Diretoria de Fabricação “Produzindo Soberania

Equipe da Diretoria de Fabricação responsável pela organizçação do Seminário 20 Anos do Guarani. Ao centro o Gen Div R/1 Cristino e o Gen Div Tales Inicio e atual responsáveis pelo Projeto Guarani Foto DF

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter