COBERTURA ESPECIAL - TOA - Naval

29 de Novembro, 2012 - 12:15 ( Brasília )

BRACOLPER - Exército usa embarcações Guardian 25


O Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva vem a público informar sobre o emprego das Embarcações GUARDIAN na OPERAÇÃO BRACOLPER, que iniciou-se no dia 23 de novembro, na região da tríplice fronteira entre BRASIL, COLÔMBIA E PERU.

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva emprega as Embarcações GUARDIAN 25 na OPERAÇÃO BRACOLPER. Pela primeira vez, após a realização da experimentação doutrinária, o Comando Militar da Amazônia (CMA) disponibiliza as Embarcações GUARDIAN para serem empregadas em operações na região Amazônica.

As GUARDIAN 25 são embarcações táticas com vocação para emprego em ações de interceptação. Dotadas de dois motores Mercury de 200 Hp, podem atingir a velocidade de até 78 km/h, com autonomia de 4 horas de navegação. Além disso, possuem 02 reparos para metralhadoras 7,62mm e 01 reparo para metralhadora .50, podendo transportar até 12 militares.

Na OPERAÇÃO BRACOLPER, as GUARDIAN estão incrementando a capacidade de interceptação do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/8º BIS) nos Postos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu), contribuindo sobremaneira na segurança da Tríplice Fronteira.

A Operação BRACOLPER é uma operação combinada entre BRASIL, COLÔMBIA e PERU, onde cada país atua em sua área de responsabilidade, mas de forma coordenada, para combater os crimes transfronteriços e ambientais nos três países.

A GUARDIAN 25 – Macroprojeto de Embarcações

O Departamento de Engenharia e Construção, Gestor do Material Classe VI, atualmente, por intermédio de sua Assessoria 4, gerencia o Macroprojeto Embarcações.

Esse projeto objetiva modernizar os meios fluviais e estruturar o Sistema de Embarcações Fluviais do Exército Brasileiro, restabelecer a operacionalidade da tropa em Operações Fluviais e estabelecer a capacidade de atuar na defesa do território brasileiro em ambiente fluvial, principalmente nas regiões de fronteira. Para tanto, o DEC adquiriu 4 embarcações táticas GUARDIAN 25, que foram recebidas em Manaus no mês de agosto de 2011.

A GUARDIAN 25 é fabricada nos Estados Unidos da América pela Empresa BRUNSWICK COMMERCIAL GOVERNMENT PRODUCT, INC, com sede na cidade de EDGEWATER, FLÓRIDA, (EUA), e tem a capacidade de transportar 12 militares armados e equipados. Sua estrutura de combate permite, ainda, a instalação de 3 Metralhadoras MAG 7,62 mm e 1 Metralhadora .50 ou Lançador de Granadas 40 mm. A motorização dessa embarcação é feita por dois motores de popa da Marca e Modelo MERCURY OPTIMAX de 200 HP.

As embarcações GUARDIAN 25 foram distribuídas no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde realizarão a experimentação doutrinária, 1ª Fase do Macroprojeto Embarcações, e a habilitação de pilotos e mecânicos.


Vídeo da visita do Ministro da Defesa Celso Amorim ao 
Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), em Fevereiro de 2012.

Na oportunidade, foi realizada uma demonstração empregando as Embarcações Táticas de Grupo (Guardian 25), recentemente adquiridas pelo Exército, em uma situação simulada de bloqueio fluvial. Ao final da demonstração, a comitiva percorreu uma exposição que continha todas as embarcações empregadas no evento.

"CECMA: tingindo de verde oliva os rios da amazônia. Selva!"



Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 15 DEZ, 10:45

MAIS LIDAS

TOA