CIGS comemora Dia Internacional da Mulher

Manaus (AM) – "Senhor, Tu que ordenaste ao guerreiro da selva: Sobrepujai todos os vossos oponentes…" esse é início da Oração do Guerreiro de Selva, que foi proferida pela 1º Ten Camila Tochetto no dia oito de março, Dia Internacional da Mulher. A honra de estar à frente da tropa do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), local onde é formado os melhores guerreiros de selva do mundo, não é apenas uma homenagem a esse dia tão especial, mas de confirmação em face às conquistas que o segmento feminino vêm alcançando.

Desde Maria Quitéria, patrona o Quadro Complementar de Oficiais, até os dias de hoje, as mulheres honram a farda verde-oliva. A sensibilidade, o sorriso no rosto, o batom, as unhas pintadas e outras características especificamente femininas não as tornam frágeis, apenas diferentes. Prova disso é que desempenham diversas atividades na área militar. São Paraquedistas, Veterinárias, Médicas, Farmacêuticas, Psicólogas, Especialistas em Montanhismo, Atletas, Administradoras, Instrutoras, Pedagogas, ou seja, estão em todos os quartéis, desempenhando as mais diversas e difíceis tarefas.

Até pouco tempo atrás, muitas dessas tarefas lhes eram negadas, ante a justificativa de que não suportariam as dificuldades. No entanto elas mostraram e continuam mostrando do que são capazes. A abertura de concursos militares para as escolas da linha bélica para as mulheres, a partir deste ano de 2016, representa não só novas oportunidades, mas amadurecimento da instituição na forma de tratamento e reconhecimento pelas conquistas das mulheres.

O CIGS se orgulha de suas militares e presta homenagem a todas pelo Dia Internacional das Mulheres.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter