COBERTURA ESPECIAL - Especial Terror - Inteligência

10 de Fevereiro, 2014 - 19:30 ( Brasília )

Professor de homens-bomba explode alunos por engano no Iraque

Grupo de insurgentes filmava vídeo de propaganda sobre ataques suicidas



Um treinamento para homens-bomba terminou em tragédia antes da hora em um acampamento ao norte de Bagdá. Nesta segunda-feira (10FEV14), o comandante da atividade realizou, sem querer, uma demonstração com um cinto repleto de explosivos, explodindo um carro.

O chefe da milícia sunita pró-governo, a Sahwa, afirmou à AFP que os insurgentes estavam filmando um vídeo de propaganda sobre ataques suicidas.

Os militantes em treinamento pertenciam a um grupo conhecido como Estado Islâmico do Levante e Iraque (Isis), que comanda a resistência sunita na luta contra o exército iraquiano, de maioria xiita.

Vinte e dois membros do ISIS foram mortos e 15 ficaram feridos na explosão no acampamento, que está em uma área de plantações no nordeste da província de Samara, afirmaram as autoridades policiais e do exército. Armazéns de explosivos e armas pesadas também ficavam nesse acampamento, segundo os funcionários.

Oito militantes foram presos quando tentavam fugir, disseram os funcionários.

O militante que estava conduzindo o treinamento não foi identificado pelo nome, mas ele foi descrito por um oficial do Exército iraquiano como um recrutador prolífico, que foi "capaz de matar os bandidos de uma vez".