De blindados T-90 a mísseis S-400: equipamentos russos de ponta aparecem em ensaio para o 70º desfile do Dia da Vitória

Texto do Russia Today

Tradução, adaptação e edição – Nicholle Murmel

Cerca de 200 unidades dos equipamentos militares russos mais modernos se reuniram nos arredores de Moscou na última quarta-feira (23) para os ensaios das comemorações do Dia da Vitória, que marca em 2015 os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial no front europeu. As festividades acontecerão na Praça Vermelha em 9 de maio.

Os exercícios de preparação aconteceram na região de Alabino, próxima à capital russa e contaram com a presença de diversos veículos do Exército. Entre eles havia blindados T-90, caminhões GAZ-2975 Tigr, veículos de transporte de tropas , BTR-80 e artilharia motorizada 2S19 Msta-S.
 
Também fizeram parte do ensaio para o desfile uma variedade de sistemas de mísseis, incluíndo os modelos Iskander, Tor, Buk, S-400 Triumph e Topol-M.

Ainda na quarta-feira, a cidade de Kubinka, também nas proximidades de Moscou, assistiu a um show aéreo. Caças MiG-29, treinadores subsônicos Yak-130 e helicópteros de ataque Mi-28H também participaram das manobras e estarão no desfile em maio. Os esquadrões acrobáticos “Swifts” e “Russian Knights” ensaiaram manobras aéreas para exibição.
 
O desfile em comemoração ao V-Day não será apenas a apresentação do aparato mais moderno produzido na Rússia. Pelo menos 16 mil militares das Forças Armadas do país também participarão da cerimônia.

Outras novidades que devem aparecer na Praça Vermelha em maio são o blindado T-14 Armata, os veículos de infantaria blindada T-15, veículos leves Kurganets-25 e Boomerang, e a artilharia motorizada Coalition-SV de 152mm.

O Armata com certeza deve causar furor. Após cinco anos de desenvolvimento, o tanque finalmente faz parte da “lista de compras” da defesa russa em 2015. Ainda que as especificações técnicas continuem confidenciais, relances do veículo e sua descrição já vazavam na imprensa especializada desde o começo deste ano. Esta semana o Ministério da Defesa russo liberou as primeiras imagens oficiais do Armata.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter