(FYI) São Leopoldo (RS) – O Comando Militar do Sul destinou equipamentos de engenharia para a estruturação da 8ª Companhia de Engenharia de Combate. O material recebido inclui carregadeiras sobre rodas, trator polivalente, caminhões basculantes, embarcações de assalto, motores de popa e meios para transposição de cursos d’água.
Os itens destinam-se ao emprego em missões de apoio à Defesa Civil e em operações de engenharia em apoio à Força Terrestre.
Segundo o Comando da unidade, os meios dão suporte às atividades da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada nas ações de mobilidade, contramobilidade e proteção, tais como transposição de cursos d’água, desobstrução de vias, escavação, salvamentos e transporte.
Ativada em março de 2026, a 8ª Companhia de Engenharia de Combate tem previsão administrativa de adquirir seus equipamentos gradualmente até 2028.



Incorporação de viaturas especializadas
O Exército Brasileiro recebeu Viaturas Especializadas de Engenharia de Transporte de Portada (VE-Eng TRNP PRTD) 8×8 T-815-7, da família Tatra Force. O desembarque do material ocorreu no Porto de Paranaguá (PR).
O transporte até o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, em Cachoeira do Sul (RS), contou com o apoio da 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada.
As viaturas são destinadas ao adestramento e ao emprego do sistema Improved Ribbon Bridge, utilizado na travessia de rios e lagos por viaturas e equipamentos pesados.




…





















