Comando Militar do Sul terá novo comandante

O Comando Militar do Sul (CMS) realizará, no dia 28 de abril, às 11h, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre/RS, a cerimônia de Passagem de Comando do General de Exército Carlos Bolivar Goellner para o General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, que exercia o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro.

A cerimônia contará com um efetivo de mais de dois mil militares das guarnições de Cachoeira do Sul/RS, Caxias do Sul/RS, Nova Santa Rita/RS, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, São Leopoldo/RS e Sapucaia do Sul/RS, cerca de 30 viaturas blindadas, grupamento hipomóvel e representações com uniformes históricos do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, de Porto Alegre/RS.

O Comando Militar do Sul engloba Organizações Militares sediadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possuindo em sua constituição três Divisões de Exército, duas Regiões Militares, oito Brigadas e 162 Organizações Militares, resultando num efetivo de cerca de 50 mil militares, ou seja, 1/4 do efetivo do Exército Brasileiro.

Em sua área concentram-se 90% dos blindados, 100% da Artilharia Autopropulsada, 75% da Artilharia, 75% da Engenharia e 75% da Cavalaria Mecanizada dos meios da Força Terrestre.

Curriculum Vitae do General de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar do Sul, o General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO exercia o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro.

Ascendeu ao último posto em 31 de março de 2014.

Nascido em 15 de agosto de 1953, na cidade de Porto Alegre, é filho do General de Divisão ANTONIO HAMILTON MOURÃO e WANDA CORONEL MARTINS MOURÃO.

Incorporou às fileiras do Exército em 26 Fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – RJ, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 12 de dezembro de 1975.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, é possuidor dos Cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Salto Livre.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III e foi Adido Militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí – RS, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira – AM e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre – RS.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze; Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze; Cruz Militar ao Mérito Desportivo – VENEZUELA; Ordem do Mérito Estrela de Carabobo – VENEZUELA; Medalha das Nações Unidas – UNAVEM III e Medalha Marechal Osorio – O Legendário

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter