25 de Fevereiro, 2014 - 15:35 ( Brasília )

Terrestre

CAVEx apoia vítimas bolivianas da cheia do rio Mamoré


Uma aeronave HM-3 Cougar do 2º Batalhão de Aviação do Exército decolou, no dia 21 de fevereiro, para uma jornada de 2.200 km até a cidade de Trinidad, da província de Beni, na Bolívia. O objetivo da missão é apoiar a população boliviana, que sofre com as graves consequências da cheia do rio Mamoré.

A cidade de Trinidad possui cerca de 90.000 habitantes. A maior parte padece com os danosos efeitos da calamidade que, historicamente, atinge a população. Contudo, a enchente deste ano vem sendo considerada uma das mais terríveis que já assolou a região, deixando o município praticamente isolado e com milhares de desabrigados. A previsão é que o mau tempo persista até o início de março.

Para o cumprimento da missão, foram mobilizados onze militares: o comandante da missão, um oficial de ligação, três pilotos, três mecânicos de aeronave, uma equipe de Salvamento e Resgate (SAR), uma equipe de Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial de Aviação (TASA). Ao chegarem à Bolívia, esses militares executarão missões de resgate de pessoas e transporte de alimentos, medicamentos e água.