17 de Fevereiro, 2014 - 09:50 ( Brasília )

Terrestre

SAFO - Obras do Simulador de Apoio de Fogo em Santa Maria estão em andamento


O projeto de implantação do Simulador de Apoio de Fogo (SAFO) possibilitou a aquisição de um dos mais avançados dispositivos desse tipo de simulação. Para tanto, estão sendo realizadas obras em área situada no interior do Campo de Instrução de Santa Maria, no bairro Boi Morto.

As instalações destinadas a acolher os equipamentos e dispositivos de simulação, bem como dependências de apoio, quando finalizadas, ocuparão uma área aproximada de 4.500 m². O término das obras está previsto para julho de 2014, e o custo do projeto completo (obras e equipamentos), orçado em R$ 8,5 milhões, será coberto com recursos do Ministério da Defesa.

O sistema em implantação consiste em um software que opera todo o simulador e foi adquirido por transferência de tecnologia espano-brasileira, e em maquinário e equipamento com peças de artilharia e dispositivos de observação de tiro. O novo simulador possibilitará a economia e racionalização no emprego dos recursos humanos, materiais e financeiros. Contribuirá, ainda, para a preservação do meio ambiente, junto às áreas destinadas à execução dos tiros reais, em virtude da redução do número de granadas lançadas.

Também foi firmado, em 30 de agosto de 2013, um acordo de colaboração mútua entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que tem como objetivo concreto o desenvolvimento de dispositivos de simulação (tecnologia totalmente nacional), envolvendo as áreas de engenharias, sistemas, inovação tecnológica e capacitação de recursos humanos, que deve estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na Universidade.