EB em Revista 07/2013 – Operações

– 2º RC Mec – Operação Fronteira Sul

[Fotos: 01 a 03] São Borja (RS) – No período de 5 a 7 de novembro, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado participou da Operação Fronteira Sul, realizando Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) na área de fronteira com a República Argentina.  O adestramento da tropa contra delitos transfronteiriços e ambientais contou com a participação das demais Forças e dos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização.

 

– 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Operação Farroupilha e Coxilha

[Fotos: 04 a 06] Cruz Alta (RS) – De 22 de outubro a 01 de novembro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado participou, no Campo de Instrução Barão de São Borja, das Operações Farroupilha e Coxilha, exercícios de Artilharia de Campanha coordenados pela AD/6 e AD/3, respectivamente.
 

– 8ª Bda Inf Mtz – Realização de Operação Defensiva

[Fotos: 07 a 13] ROSÁRIO DO SUL (RS) – Durante a realização da operação Jacuí VII, a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada participou de um exercício de dupla ação, tipo de adestramento no qual há participação de duas forças oponentes.

No exercício, a 8ª Brigada foi responsável por realizar uma operação defensiva, com a finalidade de enfrentar o inimigo em uma área previamente organizada, em largura e profundidade, procurando dificultar ou deter sua progressão, à frente, e aproveitando todas as oportunidades para desorganizá-lo, desgastá-lo ou destruir suas forças.

– 23ª Brigada de Infantaria de Selva – Operação Transamazônica

[Fotos: 14 a 17]  Marabá (PA) – De 09 a 25 de outubro, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação Transamazônica, um exercício de adestramento com ênfase no Combate de Resistência, desencadeado nos municípios de Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá e Tucuruí, no Estado do Pará. A Operação, que envolveu cerca de 1.200 militares, 131 viaturas, rodando mais de 90.000 Km, realizou em torno de 1.500 atendimentos médico-odontológicos em ACISO. Foi o maior exercício de resistência da Brigada. Durante o encerramento da Operação, foi realizada infiltração utilizando a técnica "espinha de peixe", onde foi batido o recorde, com a presença de 533 militares, percorrendo a distância aproximada de 1.000 metros.

– 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – Operação Morro Redondo

[Fotos: 18 a 20]  Ipameri (GO) – De 29 de outubro a 1º de novembro, o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou, em conjunto com a 23ª Companhia de Engenharia de Combate, no Campo de Instrução do Morro Redondo e da Linha de Tiro, ambos em Ipameri, a Operação Morro Redondo, parte do período de adestramento básico da Subunidade. Na operação, os pelotões de cavalaria mecanizados realizaram transposição do curso d'água, utilizando os botes meio-pontão, e foi demonstrada a navegação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Urutu. Além disso, as Peças de Apoio realizaram o tiro real de seu armamento coletivo, o morteiro inglês 81mm L16 Royal Ordenance. Por fim, a 23ª Companhia de Engenharia de Combate demonstrou a transposição do rio-obstáculo conduzindo uma VBTP Urutu em uma de suas portadas leves.

– 13ª Brigada de Infantaria Motorizada – Estágio de Operações no Cerrado

[Fotos: 21 a 23]  Cuiabá – De 27 de outubro a 08 de novembro, no Campo de Instrução Marechal Rondon, Região do Lago do Manso e no Município de Barra do Bugres, o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMtz) está coordenando o Estágio de Operações no Cerrado  (EOCer) 2013, com o objetivo de habilitar oficiais, subtenentes e Sargentos ao planejamento e/ou execução de operações na região do cerrado, nos níveis fração e pequenas frações. O Comandante da Brigada, General de Brigada Carlos Alberto Maas, acompanhado do Cmt do 44º BIMtz, verificou a execução de algumas oficinas durante a realização do Estágio.

– 23ª Companhia de Engenharia de Combate – Apoio

[Fotos: 24 a 25]  Pameri (GO) – Nos dias 30 e 31 de outubro, a 23ª Companhia de Engenharia de Combate apoiou as instruções do plano de adestramento básico do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, situado em Uberlândia (MG), com a realização de transposição de curso d'água.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter