30 de Abril, 2015 - 07:00 ( Brasília )

Tecnologia

AIRBUS GROUP - UNICAMP - Competência em estruturas compostas no Brasil

Parceria entre Airbus Group e Unicamp vai criar o único centro de competência para estruturas compostas no Brasil


· Novos aviões têm quantidades significativas de materiais compostos (não metais), peças que exigem técnicas sofisticadas de reparo
· A nova cadeira da universidade será a primeira deste tipo na América Latina
·  A iniciativa reforça o compromisso do Airbus Group com o Brasil



O Airbus Group está fechando uma parceria com a Unicamp (Universidade de Campinas) e o Consulado Francês em São Paulo para criar uma cadeira industrial que pesquisará o Comportamento Dinâmico de Estruturas Compostas.

Parte do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, a nova cadeira integrará a grade da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e será coordenada pelo professor Dr. Alberto Luiz Serpa. A Dra. Ana Cristina Galucio, especialista em compósitos da Airbus Group Innovations, foi escolhida como pesquisadora associada da Unicamp para o programa até dezembro de 2015. Brasileira, Ana Cristina trabalha para a divisão desde 2006.

A cadeira estudará o comportamento dinâmico de materiais compostos utilizados em estruturas aeroespaciais. O trabalho pioneiro – único na América Latina – estimulará a pesquisa e desenvolvimento de projetos, além de qualificar estudantes e profissionais em uma das áreas mais avançadas da tecnologia aeronáutica, aplicável em aviões, helicópteros e satélites.

“O Airbus Group tem experiência comprovada em parcerias com universidades em todo o mundo. Esta nova cadeira irá estimular projetos e pesquisas de muito valor e faz parte de nossa contribuição contínua com o setor aeroespacial brasileiro, demonstrando nosso comprometimento com o País e o desenvolvimento industrial a longo prazo”, afirmou o diretor presidente do Airbus Group no Brasil, Bruno Gallard.

A Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopters, também está apoiando a ação, com foco na possibilidade de desenvolver novas tecnologias para a fabricação de helicópteros. “Apoiar um projeto como esse, em parceria com o Grupo, é um passo muito importante para a Helibras. Nós poderemos trabalhar com tecnologias que podem ser usadas em helicópteros e aviões Airbus”, explicou o presidente  Helibras, Eduardo Marson Ferreira.

A cadeira é uma iniciativa da Airbus Group Innovations, braço do grupo responsável pelo desenvolvimento de parcerias com escolas, universidades e centros de pesquisa mundialmente reconhecidos. A Airbus Group Innovations tem como missão apoiar o desenvolvimento das divisões do Grupo onde quer que estejam e a cadeira franco-brasileirana Unicamp ratifica isso no Brasil.
 
Sobre o Airbus Group
 
O Airbus Group é líder global em serviços aeroespaciais e de Defesa. Em 2014 o Grupo – composto por Airbus, Airbus Defence and Space e Airbus Helicopters – gerou uma receita de € 60.7 bilhões e possui uma rede de mais de 138 mil colaboradores.