Rússia testa Míssil Balístico Hipersônico AVANGARD

Agências e

Redação DefesaNet

Rússia testou novo míssil hipersônico manobrável capaz de 'driblar' sistemas de defesas balísticas. Teste foi bem-sucedido e míssil será fornecido em breve às Forças Armadas do país. O míssil Avangard foi apresentado em março por Putin como uma arma 'sem comparação'. (ver apresentação de Putin em )

A Rússia conduziu nesta quarta-feira (26DEZ2018) um teste bem-sucedido do novo míssil balístico hipersônico Avangard, capaz de contornar, segundo seus criadores, qualquer sistema de defesa antimíssil.

"A Rússia tem um novo tipo de arma estratégica. Em 2019, o novo sistema estratégico intercontinental Avangard entrará em serviço nas Forças Armadas", anunciou o presidente Vladimir Putin, segundo o Kremlin.

Putin inspecionou o teste desde o Centro Nacional de Comando. O Avangard percorreu aproximadamente 6 mil quilômetros desde a região dos Montes Urais até o polígono de testes de Kura, na Península de Kamchatka, no extremo leste do país.

"O teste foi um sucesso completo. Este é um acontecimento importante. Somos os primeiros a ter este tipo de arma estratégica", disse Putin.

Putin garantiu então que a Rússia tinha desenvolvido armas "sem comparação", capazes de alcançar qualquer ponto do planeta, mas negou que seu país está disposto a se envolver em uma corrida armamentista.

Na semana passada, em sua entrevista coletiva anual, o presidente russo acusou os EUA de aumentarem o risco de uma guerra nuclear no mundo por darem as costas para vários tratados de desarmamento. (ver a íntegra do pronunciamento)

O líder russo agradeceu aos projetistas do Avangard, que começaram a trabalhar nesta nova arma em 2003, aos participantes do teste e ao Ministério da Defesa pelo "excelente" trabalho.

Nota DefesaNet – A data escolhida é importante. A retirada dos últimos soldados de le Grand Armée de Napoleão, em 2012.

"Durante o voo a uma velocidade hipersônica, a ogiva realizou uma manobra vertical e horizontal e alcançou seu alvo no polígono militar no momento previsto", diz a nota oficial.

Segundo os seus criadores, o Avangard, composto por um foguete balístico intercontinental equipado com uma ou várias ogivas hipersônicas capazes de manobrar antes de alcançarem seu alvo, pode burlar qualquer um dos sistemas antimísseis que existe atualmente no mundo, entre eles o americano.

O Kremlin anunciou que, com essa manobra, estão encerrados os testes deste armamento estratégico, que será fornecido em breve às Forças Armadas do país.

Produção em série

Segundo os militares russos, em julho começou a produção em série do Avangard, que foram apresentados à sociedade pelo próprio Putin no discurso sobre o Estado da Nação, no dia 1º de março

 

Vídeo liberado pelo Ministério da Defesa da Rússia, em 26 DEZ2018.

 

Vídeo apresentado durante a Conferência de Putin em Março 2018 (Vladimir PUTIN – Presidential Address to the Federal Assembly Defense Part II Link)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter