COBERTURA ESPECIAL - Riots - Segurança

08 de Janeiro, 2014 - 14:07 ( Brasília )

GLO - Forças Armadas têm agora manual com diretrizes para emprego




Marinha, Exército e Aeronáutica passam a contar com importante documento doutrinário, que contém diretrizes para Operações Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO). Trata-se de publicação confeccionada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e aprovada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Com a iniciativa inédita, as orientações para este tipo de atividade estão consolidadas em um arquivo único, já que anteriormente cada uma das Forças adotava seu próprio procedimento.

A GLO é uma operação militar conduzida pelas Forças Armadas, de forma episódica, em área previamente estabelecida e por tempo limitado com o objetivo de preservar a ordem pública. Ela acontece quando há o esgotamento dos meios de segurança em determinado evento. O emprego das Forças pode ocorrer por iniciativa própria da presidenta da República ou em atendimento a pedido manifestado por quaisquer dos poderes constitucionais. Somente a presidenta é quem pode autorizar a Garantia da Lei e da Ordem, que dá poder de polícia aos militares, se preciso for.

Além de organizar o passo a passo para ações desta natureza, o manual recém-aprovado traz as bases legais que regem a GLO, como a Constituição Federal, de 1988; a Lei Complementar 97, de 1999, com suas alterações; e o Decreto 3897, de 2001. Abrange, ainda, conceitos fundamentais usados nessas operações.

A ideia é utilizar o material já neste ano nos estabelecimentos de ensino militar onde são abordados planejamento e emprego de tropas, como é o caso das escolas de Estados-Maiores das Forças. O documento estará disponível em mídia digital e cópia em papel.

Antes de ser elaborado no âmbito do EMCFA, o manual foi apresentado para o ministro Amorim em reunião interna no Ministério da Defesa (MD), em Brasília (DF), em dezembro do ano passado. Na ocasião, estiveram presentes o chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi, e o chefe da Assessoria de Doutrina e Legislação, general Manoel Lopes de Lima Neto.

A aprovação do material consta na Portaria Normativa 3461, publicada no Diário Oficial da União. O manual passou a ter validade a partir de 20 de dezembro de 2013.

Download Publicação Operações Garantia da Lei e da Ordem, 1ª edição/2013 Link


 

Nota DefesaNet,

A presente publicação Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO). seria impensável há seis meses atrás, em especial nos governos do Partido dos Trabalhadores.

Uma análise mais detalhada com interessantes partes que constamdo documento  MD33-M-10, será publicada por DefesaNet.


Matéria de interesse:
Doutrina de GLO do Exército Brasileiro é Adotada pelo US ARMY Link

O Editor


Outras coberturas especiais


KC-390

KC-390

Última atualização 19 OUT, 00:25

MAIS LIDAS

Riots