Fundação Ezute apresenta os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro

A Fundação Ezute apresenta os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), durante a LAAD Defence & Security, que acontece de 04 a 07 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento também marca as comemorações dos 20 anos da Fundação Ezute, completados este ano. Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história da organização e sobre os diferenciais das soluções empregadas no estande da Ezute (Pavilhão 2, estande X-34).

Parceira do projeto desde 2011, a Fundação Ezute foi responsável pela absorção de tecnologia do Sistema de Combate dos submarinos convencionais. Uma equipe de engenheiros da Ezute foi para Toulon, na França, receber treinamento da DCNS (Directions de Construction Navales et Services).

Com a absorção dessa tecnologia, o país será capaz de realizar a manutenção e até mesmo a evolução do Sistema de Combate dos submarinos do PROSUB. Durante a LAAD, a Fundação Ezute e a DCNS assinam aditivo contratual como parte do processo de transferência de tecnologia do sistema de combate do submarino, dentro do Programa Prosub.

Atualmente, a Fundação Ezute está atuando no apoio às atividades técnicas de preparação para a fase de detalhamento de tal projeto. Este é o terceiro contrato firmado dentro do Programa PROSUB, assinado no final de 2016, e terá duração de dois anos, período no qual a equipe da Ezute dará suporte ao corpo técnico da COGESN (Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear) para a Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa).

Nessa nova fase, a Fundação Ezute atuará aplicando o conhecimento adquirido na França, para apoiar a finalização do projeto preliminar do submarino de propulsão nuclear e realizará atividades de suporte e consultoria para o início do desenvolvimento do submarino.

Com a nacionalização da tecnologia, o treinamento continua no Brasil, com a montagem do laboratório de integração local e do primeiro submarino.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter