COBERTURA ESPECIAL - Prosub - Defesa

10 de Outubro, 2013 - 23:18 ( Brasília )

COMDEFESA FIERGS - PROSUB Brasil já começou a produção do segundo submarino



 

Liane Fraga


O contra-almirante (EN) Sidney dos Santos Neto, do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), ressaltou que a produção já está no seu segundo submarino, o “Humaitá”, enquanto prosseguem os trabalhos do primeiro. A explanação do projeto ocorreu durante sua palestra no Seminário de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil – O Programa de Desenvolvimento de Submarino (PROSUB), na manhã de terça-feira (08/10), em Porto Alegre.

O evento foi organizado pelo Comdefesa FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul juntamente com a Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, com o apoio da Soamar – Sociedade Amigos da Marinha.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, esteve no evento e ressaltou a necessidade de desenvolver a tecnologia trazendo crescimento na indústria naval e na de petróleo gás impulsionando ainda mais o mercado local.  Depois da abertura com o coordenador do Comdefesa FIERGS, engenheiro Jorge Py Velloso, foi a vez da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) - “ Projetos, Desafios e Oportunidades na Marinha do Brasil” pelo contra-almirante (RM1) Paulo Roberto da Silva Xavier. “Atualmente, há uma luta pela tecnologia. Ter o controle disso é ter poder, e poder não se transfere”, afirmou Xavier em diversos momentos do evento.

A apresentação do PROSUB foi detalhada e bastante dinâmica com a apresentação de um vídeo da montagem de partes do primeiro submarino brasileiro até sua chegada a Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itajaí. Para encerrar ocorreu a apresentação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) sobre o “Apoio da FINEP ao setor de Defesa”.



Outras coberturas especiais


UNODC

UNODC

Última atualização 19 SET, 12:30

MAIS LIDAS

Prosub