BRABAT – ONU Conselho de Segurança visita MINUSTAH


Porto Príncipe / Haiti – No dia 30 de setembro, membros da Comissão de Estado-Maior, órgão que assessora o Conselho de Segurança da ONU, deslocaram-se pela primeira vez a Porto Príncipe para buscar subsídios que apoiassem futuras decisões sobre o destino da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

A delegação, cujos integrantes pertenciam aos países membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França), visitou a Zona de Ação do BRABAT em Cité Soleil, onde os assessores acompanharam os militares do Batalhão em patrulhamento na região de Bellecourt e do Mercado Croix de Bossales.

Nesses locais, puderam sentir o enorme carinho da população haitiana para com as tropas brasileiras, fruto do respeito mútuo construído ao longo dos últimos 10 anos. Ao final da jornada, manifestaram seu agradecimento ao BRABAT pelo apoio prestado a sua atividade. As informações coletadas orientarão decisões do Conselho de Segurança sobre o destino da MINUSTAH.

A Comissão de Estado-Maior está regulada na Carta das Nações Unidas em seu artigo 47: “A Comissão de Estado-Maior será composta dos Chefes de Estado-Maior dos Membros Permanentes do Conselho de Segurança ou de seus representantes. A Comissão de Estado-Maior será responsável, sob a autoridade do Conselho de Segurança, pela direção estratégica de todas as forças armadas postas à disposição do dito Conselho.”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter