DN – Frente Parlamentar Defesa / Crise Hídrica / Readequações (?)

 

Edição 14/2015 -29 Maio 2015
www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Mundo Empresarial

Antonini Puppin-Macedo é o novo diretor geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil (BR&T Brasil). O executivo, que até então ocupava o cargo de diretor de Operações e coordenador do BR&T. Substitui a Al Bryant.

Al Bryant, se aposentou do cargo de vice-presidente do centro de pesquisas da Boeing, em dezembro de 2014, após 36 anos de dedicação à Boeing.

Drones – Apoio cresce nos EUA

Alvo de forte campanha contra seu emprego, por ONGs e Grupos de Direitos Humanos, o apoio às operações de Drones  pelos Estados Unidos cresceu levemente.

Em 2013 o apoio total era de 56% passando agora para 58%.

São os resultados da organização de pesquisa PEW divulgados hoje.

Interessante que estes dados ocorrem mesmo após, o Presidente Obama, desculpar-se por danos colaterais em operações de Drones.

O Brasil e os Peacekeepers

 Em 29 de maio de 2004, desembarcou no Haiti, o escalão precursor brasileiro da Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH), com 42 homens.

São já 11 anos e cerca de 30.000 militares brasileiros que passaram pelo Haiti.

Anteriormente militares brasileiros participaram de Missões de Paz em:
-Suez (Egito) / Angola / Timor Leste.

Há também varia missões menores como a Missão de Assistência a Remoção de Minas na América Central (MARMINCA).

China Estratégia Militar

No dia 25 de Maio a China apresentou o documento  China´s Military Strategy.

Quase um panfleto com menos d e20páginas os chinses lançaram o conceito da Defesa Ativa (Active Defense).

O termo Defesa Ativa é descrito como: "We will not attack unless we are attacked, but we will surely counterattack if attacked."

Para a íntegra do China´s Military Strategy em pdf acesse Link

Outras matérias

Novo Livro Branco da Defesa Nacional da China define espaço exterior e internet como áreas de segurança de alta transcendência Link

China vai expandir alcance militar e construir faróis em águas sob disputa Link

Orçamento Defesa I

Em nosso boletim DN, de 22MAIO2015 aguardávamos uma definição do governo sobre os cortes ou readequaçõess como refere-se a nova nomenclatura do do Governo Federal.
A readequação  de 25 % no orçameno do MD anunciada pelo Ministro do Planejamento foi no primeiro momento visto como uma vitória.

Assim expressou a nota do MD

Nota do Ministério da Defesa sobre o contingenciamento da LOA 2015 Link

 

Orçamento Defesa II

Porém aos poucos sai outra visão. No dia 28 MAIO 2015 foi publicada a Portaria 172, com forte corte, desculpem, readequação nas despesas de custeio.

Portaria 172 – Gastos de Custeio  Link

 CPqD e a tecnologia LTE/4G p/ faixa de 700 MHz

O CPqD realizou ontem (28 Maio) a primeira demonstração pública de sua tecnologia LTE/4G na faixa de 700 MHz, em parceria com a Trópico – empresa responsável pela fabricação dos equipamentos.

O objetivo foi apresentar essa nova tecnologia, 100% nacional, aos representantes das instituições envolvidas na implantação no país do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), que deverá ser compartilhado pelas áreas de Defesa, Segurança Pública, Infraestrutura e outras entidades governamentais.

Conduzido pelo Exército Brasileiro, o projeto SISNACC já conta com a adesão de diversos órgãos da administração pública que manifestaram interesse em integrar o sistema – entre eles, a Receita Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

CPqD apresenta tecnologia LTE/4G na faixa de 700 MHz Link

A Infantaria

A Festa Nacional da Infantaria ocorreu no dia 22 MAIO 2015, em Fortaleza, Ceará. Em artigos de Vianney Jr nos traz a atmosfera e ambiente da festa. Também o pensamento do infante em um artigo sobre Liderança Militar.

ESPECIAL INFANTARIA – Festa Nacional da Infantaria volta ao berço de seu Patrono Link

ESPECIAL INFANTARIA – Liderança Militar Nas ações, os traços de um grande líder Link

Crise Hídrica
Um imenso contingente de policiais militares e das forças armadas, em particular do Exército, está sendo preparado para intervenções na área da cidade de São Paulo, a a chamada Grande São Paulo, que engloba 39 municípios e uma população de mais de 20 milhões de pessoas.

Essa enorme concentração populacional que deve ficar sem água a partir dos próximos meses. Temendo uma insurreição só comparada à Revolução Constitucionalista de 1932, o governo paulista e o governo federal se organizam para conter um provável levante civil

Leia artigos exclusivos de Julio Ottoboni para DefesaNet

CRISE – Polícias e Exército se preparam para conter caos devido a seca Link

Em inglês

CRISIS – Brazilian Army and police forces prepare for chaos due to water shortage in São Paulo Link


 

Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional

Com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner, a Câmara dos Deputados vai promover nesta terça-feira, 2, às 8h, no restaurante do 10º andar do anexo 4 da Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional na 55ª legislatura. Na oportunidade, o deputado Carlos Zarattini (PT/SP) será conduzido à presidência e o senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) ocupará a 1ª vice-presidência.

Com a participação de 211 parlamentares, a Frente pretende apoiar as ações políticas, legislativas e orçamentárias necessárias para garantir as condições para a implantação da Estratégia Nacional de Defesa e o melhor desenvolvimento dos Projetos Estratégicos de Defesa dentro de um cenário de ampla democracia, centrado no desenvolvimento do País.

DefesaNet in English

Lançamos de forma discreta a página em língua inglesa. Assim os nossos leitores internacionais terão acesso a matérias especiais em versão para o inglês.

Assim como a publicação de artigos específicos em inglês que trazem tópicos de interesse para os nosso leitores e publicados em inglês para não ficarem defesados no tempo.

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 43.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 7.200 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter