DN – Santa Barbara Permite e Não Permite / Boeing e LM juntas no Bombardeiro Estratégico

 

Edição 19/2013 – 25 Outubro 2013

www.defesanet.com.br

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

I Santa Barbara Permitiu?

O Corpo de  Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil realizam, no período de 16 de outubro a 2 de novembro, no Campo de Instrução de Formosa, um treinamento de grande vulto. O exercício denominado OPERAÇÃO FORMOSA 2013, tem por finalidade contribuir para a manutenção da condição de pronto-emprego dos meios dos Fuzileiros Navais, sendo o maior treinamento realizado pela Marinha do Brasil no Planalto Central.

A OPERAÇÃO FORMOSA 2013 envolve aproximadamente 2000 militares, com seus armamentos individuais, Aeronaves, Carros de Combate, Veículos Blindados de Transporte de Tropas, Veículos Anfíbios sobre Lagartas, Mísseis Anti-Carro e Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT), entre outros meios de combate, que serão empregados de forma integrada em manobras militares. Será também simulada uma Operação Anfíbia, considerada a mais complexa das operações militares. Visando a assegurar máximo realismo, todo o armamento será sempre empregado com a utilização de munição real.

II Santa Barbara Permitiu?

Considerando que os treinamentos no Campo de Instrução de Formosa foram embargados por decisão da Presidente Dilma Rousseff cabe a pergunta: Santa Barbara permitiu?

Pelo informe do CFN parece que a permissão é com condições pois não serão lançados mísseis terr-ar e nem menção à baterias antiaéreas.

Leia mais Por Santa Bárbara – Presidente proíbe treinamento e ameaça projetos do Exército Link

 I Santa Barbara Não Permitiu !

 

Durante a Operação Laçador 2013, foram empregados o grupo de ASTROS de forma virtual, com a simulação do lançamento de um Míssil de Cruzeiro Tático.

Nos dias 24 e 25 o 6º GLMF deslocou-se de Formosa até Rosário (RS), para disparar foguetes ASTROS II, no Campo de Instrução de Saicã.

O 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (GLMF), parece que não ganhou a permissão se Santa Bárbara.

Exército testa míssil com alcance de 300 km Link

II Santa Barbara não permitiu !

O exercício de tiro da artilharia antiaérea, chamada de Escola de Fogo, realizado anualmente pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bda AAAe), no Campo de Instrução de Formosa (100 km ao norte de Brasília), do qual participam também, além de suas unidades, empresas brasileiras e estrangeiras para apresentar seus materiais, que estava programado para 12 a 16 de agosto,  ocorreu nesta semana no Centro de Avaliação do Exército – CAEx (antigo Campo de Provas da Marambaia), na região de Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro.

Facebook Fanpage DefesaNet


Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Troque seu Óleo por Milhas

Esta poderá ser o mote dos programas de milhagem das companhias aéreas no futuro.

No dia 23 de Outubro foi realizado o primeiro voo comercial com Biocombustível no Brasil. O voo Gol 1408, Congonhas-Brasília,  foi abastecido em 25% com combustível elaborado a partir de uma mistura feita pela Petrobras com óleo de cozinha (reciclado) e óleo de milho não comestível. O primeiro desafio da Plataforma é tornar o custo de produção do bioquerosene equivalente ao combustível derivado de fonte fóssil.

Saiba mais em :

GOL1408 – Inaugurado uso de biocombustível na aviação comercial do Brasil Link

GOL1408 – 1º Voo Comercial com Biofuel Link

NARCOS Dominam o céus da Argentina

A situação de desestruturada das Forças Armadas Argentinas e da Gendarmeria levou a uma situação calamitosa. As aeronaves NARCO voam até proximidades de Buenos Aires e Rosário e lançam sua carga sem praticamente nenhuma obstrução.

Há um ano a FAB operou um E99 (avião radar), em apoio às Forças Argentinas na tentativa de rastrear as atividades dos narcotraficantes. A operação foi descrita como um teste, pois a Argentina estava interessada  em uma aeronave com esta capacidade.

ARGENTINA – Aeronaves de NARCOS Operam livremente Link

A Guerra em Rede Social e a Situação Atual no Brasil

“A guerra deixou de ser simplesmente um choque entre nações com a utilização de sua força militar. A sociedade, hoje, poderá ser atacada mediante o emprego de idéias, da tecnologia, da força militar e do controle dos meios de comunicação. Os objetivos principais são a mente e o coração da população, e dos responsáveis pelas tomadas de decisão.”

O trecho acima é parte do excelente texto do Gen Ex Carlos Alberto Pinto Silva analisando de forma profunda os movimentos de rua que estão ocorrendo no Brasil

A Guerra em Rede Social e a Situação Atual no Brasil Link

Boeing-Lockheed Juntas no Bombardeiro Estratégico

The Boeing Company  e a  Lockheed Martin Corporation  anunciaram esta manhã (25OUT13), em St Louis, sede da Boeing parceria para o Programa Long-Range Strike Bomber da United States Air Force.

A  Boeing será a  contratista principal (prime contractor) e a Lockheed Martin como principal subcontratado.

O inverso ocorreu com o F-22 Raptor quando a Lockheed Martin era o contratista principal e a Boeing uma subcontratada.

Com este arranjo o mercado americano de aeronaves militares fica consolidado e dividido entre as duas empresas.

Simpósio  “Bda Cav Mec no Conflito Moderno”

O Comando Militar do Sul realiza em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 o Simpósio  “A Brigada de Cavalaria Mecanizada no Conflito Moderno”.

“Identificar a natureza e as características dos conflitos modernos e suas consequências para a organização e emprego das Brigadas de Cavalaria Mecanizada a curto e médio prazos, apresentando conclusões que indiquem a necessidade de possíveis transformações e/ou modernizações para as
referidas Brigadas.”

Este texto acima reproduzido faz parte da Ordem  de Instrução do Comando Militar do Sul.

Série DefesaNet Walkaround

Já temos duas produções dentro da Série DefesaNet  Walkaround:

Guarani – Com apresentação do Major Alisson do CIBld Link

Gepard1A2 – Ten  Picardo  6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6BiaAAAeAP) Link  

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter