DN – BUDGET – VBR – Nova Postura Militar Americana

 

Edição 15/2013 – 02 Agosto 2013

www.defesanet.com.br

 
 mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Pesar

Nestor Perini, 60 anos, O executivo estava em Nova York e teria sofrido um ataque cardíaco no hotel em que estava hospedado. Perini fundou a indústria LUPATECH que trabalha na área de óleo e gás..

Mundo Empresarial

Kelly Ortberg – Assume como CEO da Rockwell Collins, líder mundial em soluções aviônicas e tecnologia de comunicação, atualmente é presidente da empresa

Facebook Fanpage DefesaNet

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

VBR

O programa da VBR (Viatura Blindada de Reconhecimento) uma variante do Programa da Viatura Blindada Média de Rodas Guarani teve uma etapa cumprida. No dia 12 de Julho quatro empresas apresentaram documentação em resposta ao RFI (Request for Information) para o sistema de arma e torre.

Atendem à resolução do EME (Estado-Maior do Exército), que definiu o armamento como o canhão de 105mm e o chassi sendo 8×8. Originalmente era canhão de 90mm e chassi 6×6.

As empresas que apresentaram documentação foram as seguintes:

1 – CMI (Bélgica)
2-  Consórcio ARES – IMI (Brasil-Israel)
3 – Oto Melara (Itália)
4 – Tarobá (Brasil)

A próxima etapa deverá ser o RFP para o sistema de armas e torre. E então definir as especificações da VBR para o contrato de desenvolvimento.

Rodas x Lagarta

Em artigo lapidar com o título: “Como equipar? Blindados sobre rodas ou lagartas? O dilema vivido pelo Exército Brasileiro”, o Tenente-Coronel Marcelo Carvalho Ribeiro de Cavalaria do Exército Brasileiro, da turma de 1990 da AMAN, e comandante do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), Santa Maria (RS), apresenta interessante dados.

Leitura imperdível
.
Como equipar? Blindados sobre rodas ou lagartas? O dilema vivido pelo Exército Brasileiro” Link

Infantaria Mecanizada

Texto do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro traz importantes análises e um estudo preliminar do impacto da introdução da VBTP-MR Guarani .

O autor Coronel Inf Walter Henrique Amaral de Deus, instrutor da ECEME, avalia interessantes pontos com a futura introdução da VBTP-MR no Exército Brasileiro

Infantaria Mecanizada – Uma Realidade no Exército Brasileiro Link

 

GE Adquire a AVIO

A GE anunciou em 1º Agosto de 2013 que tinha completado a aquisição dos negócios de aviação da AVIO S.p.A., empresa líder no fornecimento de componentes para aviação civil e militar.
 
A aquisição alcançou um valor de U$ 4,3 bilhões (€3.3 bilhões). Não incluiu a divisão espacial da AVIO.
Recentemente a AVIO estabeleceu uma unidade no Brasil e está envolvida na recuperação das Turbinas Spey do caça AMX (A-1).

Curiosamente a FAB volta a lidar com um fornecedor que lhe fechou as portas na manutenção das turbinas dos caças F-5.
GE Adquire a AVIO Link

 

Top Secret – Ingleses em Canoas 

Era, 23 Junho 1983, um frio e chuvoso dia de inverno quando o fotógrafo Fernando Gomes, de Zero Hora obtinha o flagrante do que eram rumores: Aviões ingleses estavam pousando na Base Aérea de Canoas a caminho das Malvinas.

DefesaNet está recuperando estes momentos tensos, um ano após o conflito das Malvinas/Falklands.

Já foram publicadas duas matérias:

Top Secret – Ingleses em Canoas Link

Exclusivo Zero Hora 24 Junho 1983 – Na Base de Canoas o avião inglês que abastece as Malvnas Link

Seminário Internacional Segurança Pública – Santa Catarina 

A Polícia Militar de Santa Catarina, através de Grupo do Pesquisa em Segurança Pública, certificado pelo CNPq,  e a Universidade Federal de Santa Catarina estão promovendo o II Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, nos dias 07 a 09 de Agosto de 2013, em Florianópolis/SC
 
Estarão presentes representantes de diversas forças policiais do país, como Polícia Militar, Policia Civil, Exército, Marinha, Aeronáutica, Agente Penitenciário, Guardas Municipais, Ministério Público, Poder Judiciário, sociedade civil  e pesquisadores.
Informações podem ser acessadas no site:.
http://www.seminariosegurancapublica.com.br

Nova Postura Militar Americana

Além do giro para o Pacífico os americanos preveem mais alterações em sua Military Strategy. Em palestra com a imprensa, no dia 31JUL13, no Pentágono, o Secretário de defesa Chuck Hagel delineou algumas das tendências. Estas definições serão empregas na Revisão Quadrienal da Postura Militar.

A mais intrigante é um dos quatro principais itens que guiaram a revisão segundo Chuck Hagel:

“maximizing the military's combat power by looking to reduce every other category of spending first”.

Em tempos de Guerra Assimétrica o que significa maximizar o Poder de Combate?

A íntegra da apresentação pode ser acessada:
  US DOD – Statement on Strategic Choices and Management Review Link

 

O que diz o Artigo?

A revista  Época 792, 29JUL13, traz uma longa matéria sobre espionagem e os efeitos quando nas votações do assunto Irã no Conselho de Segurança.

A matéria tem o gosto de que há algo além dela e surge como álibi para a passada administração Lula, junto com seu aliado Erdorgan,  em seus esforços em relação ao Irã.

Mas qual a razão da “cover history” ? Com a palavra os leitores.

Espiões da era digital Link

Quando o Interesse do Estado perde para o Projeto Eleitoral

A mutante política de Brasília produz efeitos de minuto a minuto. Assim ao lançarmos o Boletim DN dodia 31JUL13, a presidente anunciava a”doação” de 8 Bilhões de reais à Prefeitura de São Paulo governanda pelo companheiro Haddad.

O analista Vianney Jr produziu excelente texto que merece ser lido com atenção: “Quando o Interesse do Estado perde para o Projeto Eleitoral“.

E a redação do DefesaNet produziu um pôster sobre o que representa 8 Bi em programas militares.

Acesse o artigo e o pôster em:
Quando o Interesse do Estado perde para o Projeto Eleitoral Link

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter