11 de Dezembro, 2013 - 19:19 ( Brasília )

Marinha realiza exercício CASEX em conjunto com a FAB, com lançamento de sonobóias pela aeronave


Durante a Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha”, que abrange a área marítima entre o Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS), a Marinha realizou os exercícios CASEX C-4 e C-2 em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), com destaque para o emprego de sonobóias lançadas pela aeronave de patrulha P-3AM na guerra antissubmarino.
 
O exercício teve como propósito adestrar as unidades antissubmarinas na proteção de uma Força Naval em área com presença de submarino, bem como adestrar as unidades na localização e ataque a submarinos.
 
Para esse exercício, foram utilizadas 29 sonobóias, entre ativas e passivas, em uma área aproximada de 35 MN. O emprego dessa técnica consiste no lançamento, pela aeronave P-3AM da FAB, de bóias na água, que em contato com o mar se abrem e seus hidrofones captam informações sonoras que serão decifradas pelo operador acústico, permitindo a localização e posterior ataque ao submarino, pela própria aeronave ou por um navio da Força Naval.
 
A utilização desse recurso proporciona grande crescimento operacional e excelente treinamento para os meios, contribuindo, assim, com o aumento da interoperabilidade entre as duas Forças