Forças Armadas e PRF fazem operação de combate ao crime nas vias expressas do Rio

As Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam na manhã desta quinta-feira (25) uma ação de combate ao crime nas principais vias expressas do Rio de Janeiro. Desde 5h os agentes reforçam o policiamento. A operação é coordenada pelo Comando Militar do Leste, em parceria com a Secretaria de Segurança do RJ.

Os militares e agentes da PRF vão circular por diversas vias da cidade. Em nota, o Comando Militar do Leste define as ações como "curtas, inopinadas e de curta duração", com o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas e o roubo de cargas.

Três mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica participam da operação, com o apoio de veículos blindados e aeronaves.

RJ registra média de 23 casos por dia

O Estado do Rio de Janeiro registra atualmente uma média de 23 casos por dia, praticamente um por hora. Apenas nos 12 primeiros dias do ano, foram 281 casos do crime. Desde 2013, as ocorrências não param de subir. Em 2017, até novembro, foram mais de 9,4 mil roubos – um aumento de 10,5%.

De acordo com a Fetranscarga, os produtos mais visados pelos criminosos são alimentos, bebidas, medicamentos, produtos farmacêuticos, eletroeletrônicos e autopeças.

Em entrevista ao G1, o secretário de Segurança Pública do RJ, Roberto Sá, afirmou que os casos podem ter envolvimento de funcionários de empresas que passam informações privilegiadas a traficantes que cometem os crimes.

"As investigações tem mostrado o envolvimento de funcionários de empresas dando dia, hora e local, facilitando o trabalho do crime sobremaneira", afirmou o secretário, destacando que é necessária a conscientização de que os consumidores não devem adquirir produtos de origem duvidosa.

Flagrantes

Em dezembro, o Globocop flagrou dois roubos de carga no intervalo de uma semana. O primeiro deles foi no dia 8 de dezembro, no Complexo da Pedreira, na Zona Norte, a cerca de 1 km de onde a Força Nacional montava uma barreira. Logo depois do Globocop registrar as imagens, o comando da Polícia Militar mobilizou agentes que estavam em uma operação em Acari, que fica próximo ao local.

No dia 15 do mesmo mês, no Complexo do Lins, duas carretas estavam sendo descarregada pelos criminosos, por volta das 7h, na Rua Engenheiro Eufrásio Borges, que fica entre as comunidades do Gambá e da Cachoeira. A polícia chegou ao local mais de meia hora após o crime ter sido denunciado.

Em janeiro, o Globocop também flagrou criminosos descarregando equipamentos eletrônicos de uma pick-up no Morro Camarista Méier, também no Complexo do Lins, além de um depósito a céu aberto de mercadorias roubadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter