Helicóptero civil é alvejado em Santos

Matéria de A Tribuna de Santos 20 Fevereiro 2014
 

José Claudio Pimentel


Um helicóptero de carga foi atingido por um tiro enquanto se preparava para realizar uma operação especial na área dos morros de Santos, São PAulo. O incidente aconteceu no final da manhã da quarta-feira, 19 FEV 2014.

Os dois tripulantes (piloto e copiloto) faziam um voo de reconhecimento do Morro da Penha com a aeronave russa Kamov Ka-32A11BC , contratada por R$ 65 mil pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) para transportar um gerador de energia de quatro toneladas para o topo do morro. O equipamento melhoraria o fornecimento de água na área elevada.

A operação, inédita na região, estava marcada para às 7 horas de quarta-feira e previa a interdição, inclusive, da Avenida Martins Fontes. Mas foi cancelada por recomendação da Polícia Civil.

O comando da corporação na região comunicou o ocorrido à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e aconselhou a ambas a suspender temporariamente sobrevoos a cargo da SABESP na área do Saboó e dos morros.

O Pouso

A aeronave, após ser atingida, fez um pouso na Base Aérea de Santos, onde aguardava desde o início desta semana, para realizar o transporte da carga considerada especial.

“Ninguém se feriu e o sistema operacional do helicóptero não ficou comprometido. Mas o momento em que o projétil perfurou a parte de baixo do motor foi sentido pelos pilotos”, afirmou o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter-6), Aldo Galiano Junior. Ele acompanha as investigações e promete ações especiais para encontrar o atirador.

De acordo com Galiano, a perícia ainda não conseguiu descobrir o calibre do projétil e, portanto, é cedo para atestar de qual arma ele pode ter saído. “O helicóptero estava voando baixo, então o tiro pode ter sido de uma pistola, como também de um fuzil”. A perfuração só foi identificada durante a manutenção, após o pouso.

“O local atingido (abaixo do rotor) mostra que a intenção era danificar o helicóptero. Mas não sabemos se foi mira ou acaso”, considera.  Galiano lembra ainda que duas quadrilhas que atuavam no Saboó foram presas recentemente, mas admite que a região ainda precisa de intervenção policial. “A área pertence ao 5º Distrito Policial de Santos (Zona Noroeste). Estamos somando esforços para apurar o que houve e agir já na próxima semana, antes do Carnaval”, garante.

Segurança Aérea

Apesar de o incidente ter ocorrido durante um voo, a Aeronáutica, por meio da assessoria de comunicação, afirmou ter conhecimento do caso, mas que não fará investigações, já que se trata de uma “ocorrência policial”. Disse também que o helicóptero pousou em segurança e, conforme programado, na Base Aérea de Santos, no início da tarde de quarta-feira, onde permanece até então.

Além disso, a FAB afirmou que ainda não recebeu oficialmente a notificação da polícia para restringir o tráfego aéreo no local. Os documentos podem estar no “tempo de reação” (trânsito de documentação), que deverá passar antes pelo órgão de aviação civil. Também procurada, a ANAC reiterou que a possibilidade de isolamento do tráfego cabe à Aeronáutica.

Sem resposta

A SABESP, também por meio da assessoria de imprensa, afirmou que não “tinha conhecimentos sobre o ocorrido” e não se pronunciará a respeito. Da mesma forma, disse que não há previsão de uma nova data para o transporte do gerador ocorrer. A Helipark, empresa de locação de aeronaves e proprietária do Kamov, foi procurada, mas até o fechamento desta edição não se pronunciou sobre o assunto.

 

Nota do Blog CAVOK sob o Helicóptero Kamov Ka-32A11BC e, 30 Março 2012

A fabricante de helicópteros russa Russian Helicopters entregou, na última terça-feira (27MAR2012), um helicóptero KAMOV Ka-32A11BC de múltiplas funções com rotores coaxiais à operadora brasileira de transporte aéreo Helipark Táxi Aéreo.

A entrega foi efetuada mais de um ano após o início das conversações entre a fabricante e a operadora. O contrato de compra do helicóptero foi assinado entre a Helipark Táxi Aéreo e a Russian Helicopters ainda em dezembro de 2010, de acordo com a assessoria da última.

A compra também indica um avanço da Rússia na América Latina. Apesar de ser o primeiro do tipo no Brasil, o Ka-32A11BC foi amplamente utilizado no combate a incêndios florestais em 2005.

Todavia, o modelo não é o único russo adquirido pelo setor privado no Brasil, e a Táxi Aéreo Atlas já adquiriu anteriormente dois helicópteros Mi-171A1.

Concebidos para o clima sul-americano pela empresa russa Helicópteros de Moscou, parte da holding Russian Helicopters, os Mi-171A1 receberam certificação brasileira e já operam no país, atendendo a demandas da Petrobrás no setor offshore.

O Ka-32A11BC é a primeira compra da Helipark no programa de ampliação de seu parque aeronáutico e será utilizado no transporte de cargas externas para regiões de difícil acesso da Amazônia.

Supõe-se ainda que o helicóptero seja utilizado em obras para os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter