M109 A5+ BR – Exército recebe 32 Obuseiros

 

Redação DefesaNet

5ª Seçao CMS

Fotos – CMS / 8ª Bda Inf Mtz / Super Porto

 

O Exército Brasileiro recebeu na sexta-feira (04OUT2019), 32 (trinta e duas) Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 mm, de fabricação norteamericana e modernizadas pela empresa BAE Systems.

A aquisição desse Material de Emprego Militar faz parte do Subprograma Estratégico – Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) e visa a transformação e modernização da Artilharia de Campanha, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.

O Obuseiro Autopropulsado M109 A5+ BR irá equipar o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC Ap) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) em Santa Maria-RS, e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC Ap) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld), de Curitiba-PR.

O novo Obuseiro, de 25 toneladas e motor de 440 HP, tem capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 Km, realizando tiro indireto. Possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de 4 tiros por minuto.

Os 32 obuseiros M109 A5+ BR serão inicialmente concentrados em Santa Maria-RS, onde, até o final de novembro de 2019, será realizado o treinamento de militares que operarão o material, bem como os tiros técnico e operacional para a aceitação e o recebimento dos Blindados.

 

O navio Mercante “Ocean Giant”, bandeira norte americana, é especializado em transporte de cargas militares e usualmente contratado pelo  Military Sealift Command – MSC da Marinha dos Estados Unidos.

O lote também incluiu 5  Viaturas Blindadas Especiais Socorro (VBE Soc) M88 A1 e vários containers com peças de reposição e munição.

O peso total da carga excedeu 1.000 toneladas.

Transporte para Santa Maria

O lote será transportado com auxílio de carretas do exército até o dia 23 de outubro para o Parque Regional de Manutenção do Exército, em Santa Maria (RS).

Em seguida ocorrerá um treinamento de um mês com as guarnições militares que irão operar com os obuseiro e, posteriormente, de tiro técnico – para testes – e tiro operacional – para ver toda a capacidade e eficiência do material.

 

“Vai ser uma modernização e até mesmo uma transformação para a artilharia do exército brasileiro, dentro do que prevê a nossa política de defesa e a própria constituição de defesa externa. Nós temos que ter uma capacidade operacional e isso implica em ter uma artilharia eficiente”, afirma o General de Brigada Amadeu Martins Marto, Comandante da Artilharia Divisionário (AD3), da 3ª Divisão do Exército (3DE).

A expectativa é que as viaturas sejam entregues oficialmente, no dia 26 de novembro, para equipar o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC Ap) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) em Santa Maria-RS, e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC Ap) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld), de Curitiba-PR.

O transporte dos obuseiros e containers até Santa Maria deverá ser completado até o dia 23 Outubro. 

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 MM

A viatura possui de 25 toneladas e motor de 440 HP e possui capacidade de atingir alvos em um alcance de até 30km. Além disso possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de 4 tiros por minuto.  A aquisição dos 32 M109 108A5 BR foi anunciada em Setembro de 2016 (EB – Receberá 32 Obuseiros Autopropulsados M109A5+ Link)

 

HISTÓRICO DE OPERAÇÃO

O primeiro lote das viaturas classe A5 foram descarregadas no Porto de Paranaguá no ano passado, porém não está em operação devido a necessidade de manutenção. Após isso, serão distribuídas para as unidades de lapa (5ª DE) – no Paraná-, Cruz Alta, Ijuí, ambas da 3ª DE. 

A Artilharia do Exército já operava há muitos anos a versão anterior M109A3. 

Matérias Relacionadas

 

US ARMY – BAE Systems Desenvolve Obuseiro de Artilharia de Longo Alcance

STERLING HEIGHTS, Michigan — O Exército Americano concedeu contrato de $ 45 milhões de dólares à BAE Systems para o protótipo de Obuseiro de Artilharia de Longo Alcance (Extended Range Cannon Artillery – …

US – 16 JUL, 21:10


BAE Systems mostra o M109A5+

Brasil, 28 de Março de 2019 – O suporte que a BAE Systems da ao Exército Brasileiro será demonstrado durante a LAAD 2019, no Rio de Janeiro, em que o obuseiro autopropulsado M109A5+ será peça central …

LAAD 2019 – 29 MAR, 13:20


96 blindados chegam no Paraná para reforçar arsenal do Exército Brasileiro

Uma grande operação logística do Exército começou nesta quarta-feira (3/10), no Porto de Paranaguá. O navio Ocean Giant, de bandeira norte-americana, chegou com 96 blindados que vão aumentar o poder de fogo ...

Aço – Leopard 1A5Br – 05 OUT, 2018

 


 O Remuniciamento no GAC Blindado

Eduardo Caldeira de Faria Rodrigues – Cap Instrutor do CI Bld Carlos Alexandre Geovanini dos Santos – Ten Cel Comandante do CI Bld A Logística, um dos elementos do poder de combate da Força Terrestre, é …

Tank – 13 ABR, 2018


Artilharia de Campanha Autopropulsada receberá incremento no poder de fogo com novos Obuseiros

No dia 8 de março, o Exército Brasileiro recebeu os primeiros quatro novos Obuseiros Autopropulsados M109 A5, que, gradualmente, irão substituir o material de artilharia similar atualmente em uso. As quatro viaturas foram …

Terrestre – 09 MAR, 2018


Exército capacita militares para manutenção das novas Viaturas Blindadas M109 A5

Fotos Pq R Mnt/5 – 5ªRM / EB No prosseguimento das atividades atinentes à modernização da Força, o Exército Brasileiro, por intermédio da 5ª Região Militar (5ª RM), …

Tank – 16 FEV, 2018


Modernização da Artilharia com novo obuseiro M109 A5+ BR

O Exército Brasileiro está se preparando para receber novas unidades do obuseiro autopropulsado M109 A5 "Plus" BR, modelo atualizado da viatura de combate, com mais recursos tecnológicos que seu antecessor. O 5º …

Terrestre – 08 JUN, 2017


EB – Receberá 32 Obuseiros Autopropulsados M109A5+

Nota Texto em inglês: BAE Systems to Provide Upgraded Self-Propelled Howitzers to Brazilian Army [Link] DefesaNet

Doutrina Militar – 20 SET, 2016 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter